9 dicas para cozinhar tudo depressa

Um famoso escritor de livros de culinária inventou a rotina de cozinha mais eficiente do mundo
 

1 Comece com o calor. Antes de mais nada, acenda o forno ou a grelha, preaqueça a frigideira e ponha água para ferver. Aparelhos, panelas, vasilhas e água demoram para esquentar. Ferver a água é sempre meu primeiro passo.

2 Use tesouras de cozinha para picar legumes e verduras cozidos ou crus (sobretudo as folhas) diretamente na vasilha ou na panela.

3 Ponha todas as hortaliças juntas num escorredor e lave com água fria. (Se a quantidade for grande, separe em lotes, arrumando o que foi lavado sobre panos de prato.) Enquanto espera algo cozinhar, lave as verduras e os legumes que serão usados no fim da receita. Alimentos como cenoura e repolho devem ser lavados depois de aparados ou descascados.

4 Se a receita pedir alho, gengibre e pimenta picados, faça o serviço de uma só vez com uma técnica especial: descasque o alho e o gengibre, apare as pimentas e arrume tudo numa pilha. Depois pique tudo junto com um movimento de gangorra da faca.

5 Pedaços grandes demoram mais para cozinhar do que os pequenos. Eu corto ao meio os filés de frango para cozinharem mais rápido e pico os legumes.

6 Vai fazer creme de legumes? Rale os ingredientes em vez de picar. Em pedaços, os legumes levam 20 minutos ou mais para amaciar. Ralados, ficam prontos num instante.

7 Ao cozinhar alimentos úmidos como legumes, feijão ou molhos, ponha algo diferente por cima (especialmente uma proteína animal como peixe, frango ou ovo), tampe e deixe o vapor cozinhar essa camada superior. Por exemplo, para preparar mais depressa o espinafre com ovos pochê, quebre-os sobre o espinafre em vez de cozinhá-los separadamente.

8 Cozinhe em pouca água. Mergulhe os ingredientes em dois centímetros de líquido, tampe a panela e deixe cozinhar, virando de vez em quando, acrescentando mais líquido aos poucos, se necessário.

9 Corte em torno do miolo. Esse é um método rápido de preparar maçãs, peras, tomate, repolho, pêssego e pimentão. Fatie de cima para baixo em torno do miolo, removendo a polpa em três ou quatro pedaços; depois corte-os em fatias mais finas.

Adaptado do livro How to cook everything fast.

Leia o artigo completo na edição de setembro da revista Seleções.

Vote it up
493
Gostou deste artigo?OBRIGADO
 

 

 

Na Nossa Loja