Calçada da fama virtual

Conheça o Celeb, o ranking de celebridades da Internet brasileira.
 

O que podem ter em comum uma apresentadora de programas infantis, um piloto de Fórmula 1 e o presidente do Senado? Essas três pessoas, que a princípio parecem fazer parte de universos totalmente diferentes, estão entre os 30 brasileiros sobre os quais mais se falou nos últimos dois anos – por motivos distintos, é claro. Desde 2008, Xuxa, Felipe Massa e José Sarney vêm alcançando altas colocações no , ranking que mede a popularidade de celebridades brasileiras.

 
O ranking é baseado em um sistema que monitora centenas de sites de jornais, revistas, blogs, além de redes sociais como o Twitter e o Facebook, à procura dos nomes cadastrados em um banco de dados que inclui milhares de atores, músicos, esportistas, políticos e até mesmo as chamadas “celebridades relâmpagos”, que surgem de repente, como os participantes do Big Brother Brasil. Cada vez que o nome de uma pessoa é encontrado em um dos sites monitorados, ela ganha pontos. Como o ranking é um termômetro da popularidade, quanto maior o número de referências a uma celebridade nesses sites, mais alta será sua posição.
 
Para o professor Márcio Tavares D’Amaral, da Escola de Comunicação da UFRJ, as celebridades atuam como uma projeção do que as pessoas comuns gostariam de ser. Por isso temos tanto interesse na vida privada de nossos ídolos – que nos parece mais atraente do que a nossa própria –, e eventos como o nascimento de bebês, separações, doenças e escândalos colocam seus nomes em grande destaque na imprensa. Muitas vezes, um desses acontecimentos leva às primeiras posições pessoas que estavam um pouco esquecidas pela mídia e ocupavam as últimas colocações. Foi o que aconteceu com o ator Caio Blat no ranking do dia 16 de janeiro deste ano. Ele era o 737º colocado quando foi divulgado o nascimento de Bento, seu filho com a atriz Maria Ribeiro. Resultado: Caio saltou para a 24ª posição.
 
Oscilações grandes como a que ocorreu com Caio Blat são frequentes no ranking diário – basta que, de um dia para o outro, surja uma notícia capaz de gerar burburinho em torno de alguém. E são essas oscilações que movimentam o “Caça-Celeb”, jogo que simula um mercado de ações em que é possível “comprar” e “vender” celebridades. Os jogadores ganham pontos quando as celebridades em que apostaram sobem, e perdem quando elas caem.
 
O ranking diário revela quais famosos foram mais comentados a cada dia, mas ele é, evidentemente, influenciado por eventos pontuais – jogos de futebol, desfiles de moda, eliminações em reality shows etc. Por isso, para saber de fato quem são os mais populares do Brasil, o mais indicado é recorrer ao ranking geral, espécie de média que considera toda a trajetória da celebridade no , desde quando seu nome foi incluído no banco de dados. Para alcançar uma posição elevada nesse ranking, que hoje contabiliza 10.136 nomes, é preciso passar muito tempo em destaque – ou seja, é preciso ser notícia quase constantemente.
 
Os 30 brasileiros aos quais a imprensa nacional dedicou mais atenção desde que o começou a funcionar são, em sua maioria, ligados à televisão – só da Globo são 12, contra 6 da Record, Band, Rede TV! e SBT juntos. A segunda categoria mais privilegiada foi a dos políticos, que emplacou cinco nomes. Depois, empatados, vêm esportes e música, com três representantes cada. O top 30 inclui ainda uma única representante do mundo das passarelas.
 
Juliana Paes e Bruno Gagliasso dão uma amostra do que uma novela da Globo pode fazer pela popularidade de alguém: o bom desempenho dos atores no ranking é um claro reflexo do sucesso de seus personagens em Caminho das Índias, que terminou em setembro.
 
A constante exposição na TV também garante boas colocações aos apresentadores de programas, como Fausto Silva, Ana Maria Braga, Angélica, Silvio Santos, Gugu Liberato e Hebe Camargo – evidentemente, a descoberta de uma doença, como ocorreu com Hebe, ou uma mudança de emissora, como foi o caso de Gugu, podem alavancar ainda mais a posição dessas celebridades no ranking.
 
Entre os que dispensam qualquer tipo de “alavanca” estão Carolina Dieckmann, Grazi Massafera, Fernanda Lima e Adriane Galisteu. Jovens, bonitas e bem-sucedidas, essas mulheres despertam tanto interesse no público que não precisam de grandes eventos para manter-se em alta: mesmo suas atividades mais banais, como uma ida ao shopping ou um mergulho na praia, costumam mobilizar a imprensa especializada no mundo dos famosos.
 
Mas nada mobiliza mais esse segmento da imprensa do que a chegada do bebê de uma celebridade. O anúncio da gravidez, a descoberta do sexo da criança, o nascimento, tudo é registrado. Essa cobertura tão eficiente tem reflexos, é claro, no desempenho das famosas no , e ajudou a consolidar no top 30 os nomes das já populares Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Gisele Bündchen, que tiveram seus filhos em 2009.
 
Lula e Dilma Rousseff ocupam as primeiras posições por causas óbvias: à frente do governo brasileiro, o presidente e a ministra-chefe da Casa Civil são citados todos os dias pelos jornais – a propósito, no ranking geral, os outros possíveis candidatos à Presidência estão dispostos assim: José Serra é o 58º, Ciro Gomes, o 68º, e Marina Silva é a 92ª colocada.
 
 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também estão no grupo dos políticos que devem sua popularidade à importância de seus cargos. Já José Sarney passou a integrar a lista dos 30 mais famosos depois que a crise do Senado e a onda de protestos que pediam sua saída da presidência do Senado o tornaram uma constante nos noticiários. Clicando em seu nome no , é possível ver os gráficos que analisam seu desempenho no ranking dos últimos 10 dias e dos últimos 10 meses e constatar que, em junho de 2009, quando começaram as denúncias e os pedidos de afastamento, Sarney era o 136º colocado do ranking geral. Hoje, está em 9º lugar.
 
Polêmicas, brigas e separações também costumam contribuir para manter os famosos em destaque na mídia. Foi o que aconteceu com Dado Dolabella e Luana Piovani, ex-casal que integra o top 30 e cujo relacionamento terminou em briga judicial e acusações de agressão.
 
Popularidade, portanto, nem sempre é sinônimo de boa reputação. Por isso, o usuário do pode atribuir uma nota às celebridades do ranking – de uma a cinco estrelas, que representam a confiança do público –, contribuindo para formar uma espécie de média de credibilidade de cada uma delas.
 
Eles já desbancaram lula
Desde que o começou a funcionar, o presidente Lula é o primeiro colocado quase todos os dias. Mas, além de Dilma Rousseff, que nos últimos meses vem se revezando com o presidente na liderança, outras celebridades já conseguiram desbancá-lo e assumir o primeiro lugar. Abaixo você vê algumas delas:
 
- Fernanda Lima(20/04/08) Deu à luz os gêmeos João e Francisco.
- César Cielo(16/08/08) Conquistou o ouro em Pequim e bateu o recorde olímpico na prova de 50 metros nado livre.
- Juliana Paes(9/09/08) Casou-se com o empresário Carlos Eduardo Baptista.
- Claudia Leitte(06/05/09) Davi, filho da cantora, é internado com meningite.
- Théo Becker(22/06/09)Eliminado do programa A Fazenda com 51,8% dos votos do público.
- José Sarney(de 26/06 a 20/07/09ede 23/07 a 12/08/09) Passou vários dias consecutivos na liderança do , graças à crise do Senado e à onda de manifestações pela sua saída da presidência da Casa.
- Dado Dolabella (24/08/2009) Com 83% dos votos do público, foi eleito o vencedor do programa A Fazenda.
- Belchior (31/08/09) Considerado desaparecido, o cantor foi encontrado no Uruguai e deu entrevista para o Fantástico.
- Nilmar (10/09/2009) O atacante marcou três gols em jogo da Seleção contra o Chile.
- Ivete Sangalo (03/10/2009) Nasceu o primeiro filho da cantora, Marcelo.
- Dinho Ouro Preto (02/11/09) Internado com traumatismo craniano depois de cair de um palco de 3 metros de altura durante um show da banda Capital Inicial em Minas Gerais.
- Hebe Camargo (12/01/10) Resultado de biópsia confirma que a apresentadora tem câncer no peritônio.
- Tessália (03/02/09) Foi eliminada do BBB 10 com 78% dos votos do público.

 

Vote it up
1119
Gostou deste artigo?OBRIGADO
 

 

 

Na Nossa Loja