Água quente desidrata a pele? Saiba o que diz dermatologista

Saber como lavar o rosto é essencial para manter a pele saudável e hidratada. Vamos ensinar usando as dicas dos dermatologistas!

Esther Ramos | 28 de Junho de 2024 às 17:00

A água é um dos ingredientes mais importantes na hora de fazer o skincare. - reprodução/ Natural Beauty

Saber fazer uma boa skincare é muito importante para uma pele sem linhas de expressão, manchas, acne... além de deixá-la hidratada e brilhosa. E uma das etapas mais importantes é a lavagem do rosto, que normalmente é feita com um sabonete específico, além de, claro, água! Muitas pessoas dizem que a água deve ser fria, outras que deve ser morna. Mas o que será que os especialistas recomendam e por quê?

Confira aqui então as nossas dicas e melhore ainda mais a sua rotina de cuidados com a pele, essencial para envelhecer bem!

Você também pode gostar de:

Qual a temperatura certa para lavar o rosto?

Acredite ou não, a temperatura da água pode ser tão importante quanto os cosméticos que você usa, e ambos devem estar adaptados ao seu tipo de pele. Assim como no caso dos cabelos, onde o melhor é usar água morna e finalizar com água fria, o rosto também reage de maneiras diferentes à água fria, quente ou morna. A temperatura da água para lavar o rosto deve variar de acordo com o resultado desejado.

Não adianta variar a temperatura da água conforme a estação do ano, como lavar o rosto com água fria no verão e com água quente no inverno. Esse é um grande erro, pois temperaturas extremas influenciam negativamente na aparência da pele.

O ideal é lavar o rosto com água morna, tendendo a fria, evitando água muito quente. Para quem não tolera água fria, comece com água morna e diminua gradativamente a temperatura. Isso estimula a circulação, relaxa os músculos faciais e é recomendado para acne ou peles sensíveis, sendo a melhor opção para a limpeza facial.

Quando usar água fria?

Mergulhar o rosto em água fria traz inúmeros benefícios e é muito recomendado para a limpeza do rosto. Embora a água morna seja ideal, a água fria é ainda melhor, pois tonifica a pele, estimula a circulação, elimina toxinas, previne acne e outros problemas de pele, dá um efeito firmador e reduz a inflamação facial. Usar água fria na pele do rosto deixa a pele mais saudável e bem cuidada, perfeita para quem tolera baixas temperaturas.

Quando usar água quente?

A água quente pode ser usada em algumas ocasiões específicas, como para remover maquiagem e facilitar a extração de cravos e pelos faciais, devido ao vapor que dilata os poros. No entanto, seu uso deve ser limitado, pois pode desidratar a pele e eliminar os óleos naturais. Use com moderação e escolha a temperatura conforme a necessidade para evitar problemas dermatológicos.

Quando usar água morna?

Lavar o rosto com água morna, seguida de um enxágue com água fria, é a melhor opção para cuidar da pele. A água morna abre os poros, permitindo uma limpeza profunda, enquanto a água fria os fecha, tonificando a pele. Esse método combina os benefícios de ambas as temperaturas, evitando mudanças bruscas que podem desequilibrar a pele. Umedeça o rosto com água morna, aplique o limpador, e finalize com água fria para uma pele limpa e saudável.

Fontes: Studio Sandra Martins e Dermaclub.

Gostou das nossas dicas? Confira também: 3 hidratantes tão cheirosos que substituem qualquer perfume.

skincare cuidados com a pele hidratante acne esfoliante

Leia também

Divertida Mente 2 se torna a maior bilheteria de 2024; veja o top 10

Novo medicamento contra HIV atingiu 100% de proteção às mulheres

Aprenda como tirar mofo de toalha de banho do jeito certo

Dica de decoração: aprenda como aproveitar corredores estreitos

Fixador de cabelo: conheça 7 melhores opções para diferentes ocasiões

Como é o cheiro do Euphoria? Conheça a linha completa