Aplicativo ajuda pessoas com visão comprometida a aplicar maquiagem

Empresa de cosméticos lança aplicativo que ajuda pessoas com a visão comprometida a aplicar maquiagem; confira mais detalhes

Laura Oliveira | 12 de Janeiro de 2023 às 13:45

Mulher passando maquiagem com auxílio do celular - Liderina/iStock

Recentemente, a empresa de cosméticos Estée Lauder Companies abraçou o uso útil e acessível da tecnologia ao criar um aplicativo que auxilia pessoas com a visão comprometida a se inserirem no mundo da maquiagem e da beleza facial.

O aplicativo se chama Voice-enabled Makeup Assistant (VMA) que, em português seria "Assistente de maquiagem ativado por voz". Ele possui tecnologias de identificação de instruções de voz para o usuário, oferecendo uma resposta por áudio e dicas sobre a aplicação correta da maquiagem.

Leia também: Entenda o que é capacitismo e saiba como evitar no dia a dia

Tecnologia e acessibilidade

Atualmente, estima-se que existam cerca de 216 milhões de pessoas vivendo com deficiências e comprometimentos visuais no mundo. E a tecnologia desempenha um papel muito importante na hora de amenizar as dificuldades vividas por essas pessoas. As inteligências artificiais estão cada vez mais avançadas e fazendo reais incursões para melhorar a qualidade das ferramentas.

Além disso, grandes empresas também estão demonstrando uma busca maior pelo aumento da quantidade de pessoas com acesso a essas tecnologias facilitadoras, pois elas, infelizmente, por algumas barreiras sociais, ainda não alcançam todas as classes.

No Brasil, por exemplo, apenas em 2019 foi sancionada a Lei Nº 13.835, que assegura que pessoas com deficiência visual tenham cartões de crédito e débito em braille. 

Download grátis

A tecnologia permite que o usuário saiba se o batom, sombra ou base foi aplicado uniformemente. Além de tudo, o download é grátis para smartphones e reconhece maquiagens de outras marcas, não apenas a ELC.

Até o momento, ainda não há notícias sobre a chegada do aplicativo no Brasil. A ELC informou que ele estará disponível na Apple App Store do Reino Unido e, ainda neste ano, a versão para Android deve chegar ao Google Play.


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

maquiagem beleza tecnologia

Leia também

7 melhores ideias de maquiagem para os olhos

Dicas de maquiagem para iniciantes

Sophie Charlotte fala sobre a importância de lutar contra o capacitismo

Dicas de maquiagem para pele negra que você precisa conhecer

Entenda o que é capacitismo e saiba como evitar no dia a dia

5 dicas para se comunicar com um deficiente visual