Dormir com o cabelo molhado faz mal? Saiba o que diz especialista

Veja opinião de especialistas e saiba como manter um cabelo saudável e bonito.

Carol Peres | 12 de Julho de 2024 às 13:44

O cabelo afeta a auto estima das mulheres mas também tem impacto na saúde do corpo inteiro - Liudmilla Chernetska/iStock

Para muitas pessoas pode ser uma tarefa complicada conciliar os cuidados com a aparência e as responsabilidades. É muito comum que, diante da correria do dia a dia, só consigamos ter tempo de lavar o cabelo à noite, e nessa hora surge o questionamento: será que dormir com o cabelo molhado faz mal?

Apesar de parecer uma prática inofensiva, dormir com o cabelo molhado pode ter consequências sérias para a saúde. Venha que nós te explicamos o porquê.

Riscos de dormir com o cabelo molhado

Os fios de cabelo demoram de 3 a 12 horas para secar completamente, portanto não é recomendado lavar o cabelo antes de dormir. A umidade em contato com o travesseiro pode levar ao desenvolvimento de dermatites que causam vermelhidão e coceira ou a uma infeccção por fungos. É possível também que a prática intensifique as crises de rinite ou asma e, ainda, pode estar relacionada ao surgimento de acnes. 

"O fungo que aparece com mais frequência nessa situação é o Malassezia spp. Em situações mais extremas, o quadro pode evoluir e levar até a queda dos fios", explica a médica e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Regislaine Miquelin, para o site VivaBem. 

Além disso, dormir com o cabelo molhado pode ser prejudicial para a saúde das madeixas. O atrito dos fios com o travesseiro aumenta as chances deles quebrarem, já que o abafamento causado pelo contato da umidade com o tecido faz com que o cabelo fique mais fraco.

“Em geral, o cabelo molhado é mais frágil e propenso a quebrar do que o cabelo seco. A água enfraquece a estrutura proteica do cabelo, tornando-o mais elástico e mais fácil de esticar e quebrar”, explicou o dermatologista Timothy Schmidt para a Universidade de Utah. 

O que fazer então?

O ideal é lavar o cabelo durante o dia e deixá-lo secar naturalmente, assim você previne dermatites e infecções. No entanto, caso não tenha outra escolha, recomenda-se o uso do secador após a lavagem. Mas é importante lembrar que o calor excessivo também é prejudicial para os fios, então aplique um protetor térmico antes da secagem e mantenha uma distância de pelo menos 20cm do couro cabeludo. Também é recomendado evitar a temperatura máxima do secador. 

Agora que você já sabe que dormir com o cabelo molhado faz mal, não deixe de conferir outras formas de cuidar da saúde dos fios! Confira sete produtos que não podem faltar na sua rotina.

Fontes: VivaBem e O Globo

beleza saúde cabelo especialistas dermatologista profissional saúde dos cabelos

Leia também

Você sabia que existe uma forma de fazer o seu botox durar mais tempo?

4 hidratantes sem cheiro para ficar com a pele sedosa

Unhas Verde Brat: 4 unhas decoradas para você se inspirar na cor do momento

Divertida Mente 2: saiba como cada emoção do filme afeta a pele e os cabelos

Blowout: conheça a nova tendência de penteado que conquistou as famosas

3 óleos que ajudam a combater cabelos brancos de forma natural