Para que serve e como usar o óleo corporal

Todo mundo já ouviu falar nos óleos corporais, mas você sabe para o que exatamente eles servem e como devem ser usados?

Esther Ramos | 4 de Outubro de 2023 às 09:00

Óleos corporais são grandes aliados na busca por uma pele mais hidratada. - imagem: Almaje/iStock

A nossa pele está sempre em contato com ar seco, raios solares ou até mesmo algum tecido mais pesado. Todos esses fatores podem resultar ressecamento da pele, pois a camada natural de proteção -o manto lipídico- é removida. Para ajudar a restaurá-la, os óleos corporais são a melhor opção. Pensando nisso, vamos falar hoje sobre para que serve e como usar o óleo corporal.

Leia também: 5 melhores desodorantes clareadores de 2023.

Para que serve o óleo corporal?

1. Hidratação da pele

Como falamos, os óleos corporais são aliados importantíssimos para combater o ressecamento da pele. Por isso, os melhores óleos são os de origem vegetal, como por exemplo: sementes de uva, macadâmia, rosa mosqueta, amêndoas doces... Isso porque os óleos naturais são mais leves e não tão gordurosos. 

Os óleos corporais vegetais são excelentes para os cuidados com a pele. (imagem: Mykola Sosiukin/iStock)

Ah, é sempre importante ressaltar que não é qualquer tipo de óleo que age de forma positiva na pele. Os óleos de origem mineral -como o petróleo- podem enganar, dando a impressão de estarem ajudando a pele, quando na verdade, podem obstruir os poros, gerando cravos e espinhas. 

2. Rejuvenescimento da pele

Por serem ricos em vitaminas, os óleos têm poderes antioxidantes e ajudam na produção de colágeno, o que é excelente para a juventude da pele! Além disso, ele recupera o brilho natural da pele e ameniza as marcas de estrias e cicatrizes. E tudo isso, combinado com um perfume incrível. 

3. Para todos os tipos de pele

Combinar óleos corporais com hidratantes é exatamente o que a sua pele precisa. (imagem: photoguns/iStock)

Uma coisa muito comum é o pensamento de pessoas de pele oleosa que fogem dos óleos corporais por acharem que podem deixar a pele ainda mais oleosa. Isso é um mito! Os óleos vegetais não são comedogênicos, ou seja, não causam cravos ou espinhas, nem dão aquele brilho oleoso. Porém, uma medida que deve ser tomada é evitar áreas do corpo que já são naturalmente mais oleosas, como as costas e o colo. 

4. Pele macia

Os óleos corporais ajudam na recontrução do manto de proteção da pele, mas, não devolvem a água que já foi perdida. Por isso, para um melhor resultado, os óleos devem ser combinados a hidratantes. Como o corpo perde água constantemente, o uso de hidratantes e óleos deve ser feito diariamente. 

Como usar os óleos corporais?

O melhor momento para aplicar o óleo na pele, é no banho. (imagem: Viorel Kurnosov)

Os óleos são opções extremamente práticas! Você nem precisa sair do banho para usá-los. Basta aplicar o produto ao final de cada banho, em todas as partes do corpo. Eles não demandam nenhum tipo de movimento específico na hora de espalhar, só que seja uniforme. Em seguida, tome uma ducha rápida só para remover o excesso. E, prontinho! Sua pele está cheirosa e hidratada! 

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais! 

perfume cuidados com a pele óleos corporais