Passar gelo no rosto faz bem para a pele? Saiba o que dizem os especialistas

Entenda melhor a técnica de passar gelo no rosto que está em alta entre os criadores de conteúdo

Cadu Guarieiro | 2 de Maio de 2023 às 13:30

- VladimirFLoyd/iStock

O uso de gelo sobre o rosto é uma técnica popular na rotina de cuidados com a pele. A influenciadora Jade Picon, é uma das adeptas do truque, em novembro do ano passado, um vídeo postado por ela em uma rede social afundando o rosto em um balde com água e gelo viralizou.

O ato de passar gelo sobre a pele, especificamente no rosto, também é conhecido como "skin-icing", e está em alta entre criadores de conteúdo do nicho da beleza. Mas afinal, a técnica de fato faz bem para a pele?

Leia também: 11 produtos que não podem faltar no seu skincare.

Passar gelo sobre o rosto resulta em uma ação vasoconstritora, isto é, um estimulo na contração dos vasos sanguíneos, atuando também na circulação do sangue, podendo auxiliar com inflamações, no caso de espinhas, na redução de olheiras e também no fechamento dos poros. No entanto, esses efeitos são passageiros e não funcionam no longo prazo.

Dermatologistas não consideram a técnica saudável, tendo em vista que os riscos de lesões e queimaduras são maiores do que os benefícios apresentados. Sendo mais interessante uma rotina de cuidados com produtos indicados do que o ato de passar gelo no rosto.

De acordo com Vanessa Perusso, dermatologista, compressas geladas, como sachês de chá, ou rollers deixados na geladeira para massagear, são alternativas mais interessantes.

Leia também: Especialista fala dos benefícios e riscos dos produtos para acne.

Não há afirmação científica sobre os benefícios de passar gelo no rosto, e em alguns casos pode ser prejudicial. Como por exemplo em quem sofre com a rosácea, uma doença que atua principalmente no rosto, causando áreas de vermelhidão, uma pele sensível e geralmente mais seca. A técnica tem a capacidade de gerar um alívio passageiro em quem sofre desse mal, no entanto, após um curto período de tempo, ocorre o efeito rebote, sendo muito mais danoso do que benéfico, podendo agravar o quadro.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Veja agora dicas de cuidado com a pele no outono por dermatologistas.