Por que as celebridades estão retirando os preenchimentos faciais?

Nos últimos meses vimos muitas celebridades removendo procedimento estéticos do rosto; entenda o motivo

Luana Viard | 9 de Outubro de 2024 às 12:40

Gkay e Gracyanne Barbosa foram algumas das celebridades que removeram os procedimentos faciais e buscaram um visual mais natural. - Reprodução / Instagram

No Instagram, a modelo e fisiculturista Gracyanne Barbosa revelou aos seus seguidores que optou por reverter os preenchedores injetáveis que havia aplicado em seu rosto anteriormente.

"Nos últimos meses, tenho me focado em encontrar o equilíbrio, e com a estética não foi diferente. Decidi remover todos os produtos que usava no rosto e aplicar alguns apenas em pontos estratégicos de embelezamento, de uma maneira mais natural, com tecnologia de ponta e procedimentos pontuais", revelou a influenciadora na legenda do seu post.

Outros famosos que já reverteram procedimentos estéticos

Dessa forma, Gracyanne se une a um grupo de celebridades, modelos, cantores e influenciadores que também escolheram reverter seus preenchimentos. A lista de famosos que removeram procedimentos estéticos do rosto conta com Gkay, Flávia Pavanelli, Lucas Lucco e João Guilherme.

Lucas Lucco e Flávia Pavanelli foram alguns dos famosos que romoveram procedimentos estéticos do rosto. (Reprodução / Instagram)

Como a remoção é feita?

De forma geral, a remoção de procedimentos estéticos no rosto acontecem através do uso de uma substância chamada hialuronidase.

“A hialuronidase é uma enzima injetável, uma cópia de uma proteína encontrada no corpo, usada para dissolver preenchimentos de ácido hialurônico. Além de moderar um efeito indesejado (como bochechas muito generosas) ou corrigir um erro (preenchimento migrado, irregular ou “ruim”), a enzima é essencial para gerenciar a rara emergência de preenchimento que é uma oclusão vascular”, explica a médica Dra. Cláudia Merlo.

Por qual motivo os famosos estão revertendo procedimentos no rosto?

Embora os injetáveis continuem populares, o número de reversões de preenchimentos está crescendo, como uma reação à fase de excessos no uso desses produtos. Atualmente, há uma preocupação crescente: os pacientes desejam evitar distorções estéticas e os efeitos de envelhecimento a longo prazo.

“Usamos a hialuronidase para dissolver rostos supercheios, pastosos e distorcidos. O excesso de preenchimento não apenas cria uma estética estranha, mas também pode levar à obstrução do canal linfático e acúmulo de fluido, função muscular limitada (que pode causar expressões tensas) e estiramento permanente dos tecidos moles ao longo do tempo. Mas também dissolvemos para corrigir pequenas imperfeições, como canais lacrimais deixados inchados por um gel mal colocado”, diz a Dra. Cláudia Merlo.

“As pessoas precisam realizar os procedimentos com responsabilidade, pois não podem achar que é só fazer e desfazer”, alerta a Dra. Cláudia. "Mas ainda assim, o ácido hialurônico tem sua utilidade e em muitos casos ele é indicado", acrescenta.

Perigos do excesso de preenchedores no organismo

Uma das consequências do uso irresponsável de preenchedores é o que vem sendo chamado de ‘Filler Fatigue’, ou fadiga de preenchedor. “Esse uso frequente, repetido e de forma inadequada dessas substâncias, ao longo do tempo, distende mais e mais os tecidos, assim criando a necessidade de cada vez mais preenchedor e, logo, piorando os sinais de envelhecimento”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Segundo a médica, um rosto envelhecido pode ser comparado a um balão vazio: ao encher de ar, fica todo esticado e brilhante. “Mas ao esvaziar fica mais enrugado do que antes, sendo necessária então uma quantidade ainda maior de ar para manter o balão ‘desenrugado’”, diz a cirurgiã plástica, que, de forma alguma, é contra o uso desse preenchedor – que ela considera uma ferramenta valiosa quando bem indicada.

“Conseguimos restaurar estruturas profundas como a parte óssea, repor compartimentos de gordura perdidos, melhorar a proporção das estruturas da face e até melhorar a qualidade da pele. O problema está no diagnóstico e indicação de quando, como e se há necessidade de preencher”, explica a Dra. Beatriz Lassance.

Fontes: DRA. CLÁUDIA MERLO, DRA. BEATRIZ LASSANCE e DRA. PAOLA POMERANTZEF

harmonização facial preenchimento facial cuidados com pele cuidados com rosto reversão de procedimento facial

Leia também

Fresh Frozen: harmonização facial em cadáver choca internautas; saiba se é permitido

Nova técnica de beleza: O que é Facial Balancing?

Contorno facial: aprenda a técnica dos maquiadores profissionais

Máscara facial: 5 melhores produtos que vão deixar sua pele incrível

Máscara facial peel off, que viralizou no TikTok, pode causar danos à pele; entenda melhor

Será que é verdade? Confira 5 famosas que negam harmonização facial