Protetor solar com cor: como escolher e quais os benefícios

Escolher o protetor solar adequado ao seu tipo e tom de pele pode parecer complicado, mas com as dicas certas podemos te ajudar a simplificar este processo!

Rafaella Gazzaneo | 18 de Janeiro de 2023 às 12:09

Mulher passando protetor solar com cor - AaronAmat/istock

Que a proteção solar é fundamental em qualquer estação do ano nós já sabemos. Porém, no verão, essa necessidade aumenta devido à exposição solar também ser maior. Com isso, o uso diário de um protetor solar de qualidade torna-se indispensável, pois sem ele ficamos propensos ao ressecamento, oleosidade, manchas e até ao câncer de pele

O protetor solar com cor é uma ótima opção para quem deseja manter a saúde da pele se protegendo dos raios solares, das luzes visíveis e ainda uniformizar o tom da pele.

Benefícios do protetor solar com cor

Este produto é responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB e a mantê-la mais jovem, iluminada e saudável evitando linhas de expressão, rugas, o envelhecemento precoce e o câncer de pele. Além disso, o protetor solar com cor também protege a pele das luzes visíveis, que são luminosidades vindas através de smartphones, tablets, computadores e televisões. 

Todos esses atributos também são encontrados em protetores incolores, sendo assim, o grande diferencial do protetor solar com cor é a sua função de uniformizar o tom da sua pele. Essa propriedade é ativada pelo tonalizante encontrado nos protetores com cor, que também funciona como uma espécie de base na maquiagem para cobrir imperfeições e manchas no rosto.

Como escolher o seu protetor com cor ideal 

Sabendo que o uso diário de um protetor solar de qualidade torna-se indispensável no verão, separamos algumas dicas imperdíveis na hora de escolher o protetor solar com cor ideal para o seu tipo e tom de pele.

O primeiro passo é conhecer a sua própria pele, pois existem modelos de protetores específicos para cada tipo de pele, sejam elas oleosas, secas ou mistas.

O segundo e principal ponto na hora de escolher o seu protetor com cor é se atentar a tonalidade que ele apresenta. O ideal é comparar com o tom de base (maquiagem) que você já possui. Caso não possua, o processo indicado é ir testando tom por tom na sua própria pele, até encontrar um que fique mais uniforme e harmônico no seu rosto.

Leia também

8 dicas de dermatologistas para cuidar da pele no verão

Protetor solar: aprenda a escolher o melhor FPS e como usar

5 coisas que aumentam os riscos de câncer de pele e você não sabia

Conheça 5 cuidados preciosos com a pele muito oleosa

7 cuidados que devemos ter com a exposição ao sol

Pele oleosa no verão: dermatologista alerta para efeito rebote