5 hábitos de limpeza que você sempre fez errado e não sabia

Sim, existem hábitos de limpeza que estão incorretos e podem prejudicar a sua casa. Confira todos!

Esther Ramos | 6 de Junho de 2024 às 17:30

Não continue fazendo errado e corrija seus hábitos equivocados. - demaerre/ iStock

"Ah, mas a minha avó", "Ah, mas a minha mãe, o meu pai, meu tio..." sim, sim. Sabemos que hábitos de limpeza são passados de geração em geração assim como outras tradições de família. Porém, hoje em dia, com a evolução das pesquisas e dos produtos de limpeza, novas informações devem ser consideradas e hábitos antigos devem chegar ao fim.

Isso porque, algumas coisas podem prejudicar o seu piso, seus móveis e até mesmo fazer mal a sua saúde. Então, abra a mão de certas tradições e confira o que se pode ou não fazer na hora de dar aquela faxina na casa!

Leia também: Dica de decoração: aprenda como aproveitar corredores estreitos.

5 hábitos de limpeza que você sempre fez errado e não sabia

Confira as nossas dicas!

1. Não use os mesmos produtos para todos os ambientes da casa

É muito comum que as pessoas usem um único produto para limpar todos os espaços da casa, o que pode ser um erro. É muito importante usar produtos específicos para cada tipo de piso, pois diferentes materiais requerem químicos específicos para uma limpeza eficaz. 

2. Não abuse da água

Culturalmente os brasileiros têm o hábito de usar água em excesso na limpeza. Porém, a água deve servir apenas como um condutor no processo de limpeza. Por isso que a quantidade de produto deve ser maior do que a de água na hora de misturar já que a eficácia da limpeza depende de fatores como o nível e tipo de sujeira.

3. Cuidado na hora de misturar produtos

Muitas pessoas recorrem a receitas caseiras para limpar suas casas, misturando produtos como desinfetantes, sabão em pó e vinagre, mesmo que não haja indicação para isso. Porém, essa prática pode comprometer a eficácia dos produtos e resultar em casos de intoxicação. Embora muitos acreditem que essa combinação intensifica a limpeza, na verdade pode causar danos à saúde.

4. Mude de pano quando mudar de ambiente

O hábito de usar um único pano para limpar diferentes espaços da casa, aumenta o risco de contaminação cruzada. Para ajudar, compre panos de cores diferentes para cada ambiente, o que facilita a identificação e previne a transferência de resíduos contaminantes. 

5. Guarda o álcool!

Borrifar álcool ou outros desinfetantes em superfícies sujas é ineficaz por conta da presença de matéria orgânica. É importante limpar e remover qualquer sujeira antes da desinfecção, seja em uma cama de hospital ou na sola de sapatos. Além disso, alertamos que o álcool pode danificar objetos de couro, e não recomendamos seu uso na hora de limpar.

Fonte: Casa Jardim e Revista Haus.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

limpeza faxina desinfetante Aspirador vassoura

Leia também

Maquiagem para festa junina: 5 dicas para arrasar no look

Pintura feita por inteligência artificial é vendida por R$ 2 milhões e causa polêmica

Covid-19 leve pode acarretar em problema preocupante de saúde, aponta estudo

Cachorro com respiração ofegante é normal? Entenda motivos

Shampoo clareador de cabelo: 4 opções que mais gostamos

21 cantadas de programação para se divertir com os amigos