Anitta ganha VMA 2022 de melhor clipe de música latina

A cantora Anitta realizou outro grande feito em sua carreira. A artista se tornou a primeira brasileira a ganhar um Video Music Awards (VMA).

Redação | 29 de Agosto de 2022 às 10:01

-

No último domingo (28), a cantora Anitta realizou outro grande feito em sua carreira. A artista se tornou a primeira brasileira a ganhar um Video Music Awards (VMA). A premiação foi na categoria de Melhor Clipe de Música Latina, o trabalho selecionado foi o da música “Envolver”.

Anitta saiu de Honório Gurgel, periferia no Rio de Janeiro, para levar a cultura Funk para espaços inéditos. Após consolidar sua carreira dentro do Brasil, a cantora se lançou internacionalmente abraçando também o POP. Com maestria, continuou sua jornada meteórica.

Em novembro de 2021, Anitta lançou o hit “Envolver” com parceria de Cristian Salazar, Julio M. González Tavarez, Freddy Montalvo e José Carlos Cruz. Outro feito inédito, foi top 1 de acessos nas plataformas digitais. Foram mais de 6 milhões! Primeira vez que uma artista brasileira chega neste lugar.

Let's gooooo! @Anitta is our 2022 #VMA Best Latin winner! 👏👏 pic.twitter.com/ZVXe5x8c3D— Video Music Awards (@vmas) August 29, 2022

“…eu comecei fazendo um ritmo que por muitos anos era considerado crime. Eu nasci e fui criada na periferia do Brasil. Para quem nasceu lá, nós nunca poderíamos pensar que isso era possível. Muito obrigada”, disse Anitta no seu discurso.

Believe me when I say… @Anitta's #VMA performance of "Envolver" was EVERYTHING!!!! pic.twitter.com/T0C8fAivy3— Video Music Awards (@vmas) August 29, 2022

Leia Também: 7 aplicativos de streaming de música que você precisa conhecer

Do fracasso ao Guinness Book

O hit lançado em novembro de 2021 tornou-se sucesso antes de aparecer no VMA. “Envolver” foi 1º lugar global no Spotify com mais de 6 milhões de acessos. Embora a artista carioca tenha se tornado a primeira cantora solo a alcançar o feito, ao contrário do que pode parecer, a música não foi bem recebida no começo.

Cantada em espanhol, “Envolver” foi uma tentativa de mudança de patamar na carreira internacional de Anitta. No entanto, a princípio nem a gravadora Warner Records parecia totalmente certa do sucesso da faixa, pois temia que fosse sensual demais para o público estadunidense.

Importância do TikTok

Para surpresa da Warner e da mídia especializada, os fãs da cantora adoraram “Envolver”. Mas a cantora ainda não estava satisfeita com os números da música. Acreditava que havia potencial para mais. Foi quando ela resolveu lançar o vídeo no TikTok. Assim a coreografia ganhou o mundo inteiro.

Criado pela bailarina Aliya Brinson, o “passo da Anitta” viralizou. O sucesso no TikTok acabou fomentando os cliques nas plataformas de streamings e, com a ajuda dos fãs, que criaram uma campanha nas redes para levar o hit ao primeiro lugar, no dia 25 de março foi conquistado o sonhado 1º lugar.

O clipe estourou

Em abril, outro 1º lugar para o projeto. Dessa vez foi o clipe, dirigido pela própria artista que estourou no YouTube. Foram mais de 140 milhões de visualizações e mais de 6 semanas em alta. Os sucessos proporcionaram mais de 6 milhões de acessos da música em menos de 24 horas! Recorde de uma cantora latina e porta de entrada para o Guinness Book, o Livro dos Recordes.

Polêmica

Após o 1º lugar no Spotify, a plataforma anunciou que investigaria a performance da música. Com suspeitas de o hit estar sendo impulsionado por bots, o processo foi demorado. No fim, confirmou-se que a conquista era realmente do trabalho da carioca e de seus fãs.

Após “Envolver” será que você tem coragem de definir até onde a menina de Honório pode ir?