Copa do Mundo Feminina: descubra 7 curiosidades impressionantes do torneio

Do número de edições da competição à maior artilheira, fique por dentro da Copa do Mundo Feminina!

Cadu Guarieiro | 25 de Julho de 2023 às 13:51

Este ano a competição está sendo sediada na Austrália e na Nova Zelândia. - Imagem: Drazen Zigic/iStock

A Copa do Mundo Feminina de 2023 começou na última quinta-feira (20)! Esta edição da competição está sendo sediada em dois países, Austrália e Nova Zelândia, e felizmente a seleção brasileira começou com uma vitória bastante animadora sobre o Panamá. No entanto, apesar de agregar no esporte, você sabia que a primeira disputa mundial entre seleções de futebol feminino aconteceu somente em 1991? Confira essa e mais curiosidades sobre a Copa do Mundo Feminina.

Leia também: Copa do Mundo Feminina: 10 ideias de unhas para torcer pela Seleção.

1. A Copa do Mundo Feminina de 2023 é a de maior público na história

Ainda que tenha começado há apenas uma semana, esta edição da Copa do Mundo Feminina já é a de maior público na história do torneio. O recorde do torneio pertencia à edição de 2015, sediada no Canadá, com o público superior a 1,35 milhões de pessoas. No entanto, antes de começar o torneio deste ano, mais de 1 milhão de ingressos já tinham sido comercializados. A procura para prestigiar o evento foi tão grande que o jogo de abertura entre Austrália e Irlanda teve de ser mudado do Sydney Football Stadium, com capacidade máxima para 42,5 mil pessoas para o Stadium Australia, com capacidade para 80 mil.

2. A seleção dos Estados Unidos é a maior vencedora da competição

Das 8 edições disputadas da Copa do Mundo Feminina, os Estados Unidos ganhou 4! Em 1991, 1999, 2015 e 2019. Logo atrás das norte-americanas estão as alemães, com duas conquistas: em 2003 e 2007.

3. A Alemanha foi campeão da Copa do Mundo Feminina sem tomar nenhum gol

Em 2007, a seleção alemã foi campeã da edição sem sofrer um único gol! Não bastasse o feito histórico, as europeias estrearam na edição sediada na China com uma ampla vitória: 11 a 0 sobre a Argentina. Infelizmente a vítima da Alemanha na final foi a seleção brasileira, que perdeu de 2 a 0. Confira abaixo os melhores momentos do jogo:

4. A maior artilheira da história das Copas é brasileira

Marta é um dos maiores nomes do esporte. (Imagem: reprodução/Instagram @martasilva10)

É impossívle falar de futebol feminino e não falar de Marta. Em cinco edições da Copa, a brasileira marcou 17 gols, fazendo dela a maior goleadora tanto da Copa Feminina, quanto da masculina. Marta foi convocada para essa edição do torneio, que promete ser sua última. A jogadora atuou por um curto período contra o Panamá, mas acabou não balançando as redes. Veja abaixo o gol de Marta marcado contra a seleção dos Estados Unidos na edição de 2007 da competição, o lance foi eleito o gol mais bonito da atleta pelo Brasil.

5. O primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo Feminina não foi registrado

Devido a falta de incentivo à modalidade no país, é muito difícil encontrar registros referentes ao futebol feminino, tanto que o primeiro gol da seleção brasileira em uma Copa do Mundo Feminina não está disponível em lugar algum. A primeira jogador a marcar com a camisa verde e amarela foi a zagueira Elane, contra o Japão em 1991. A fim de resgatar a memória do momento histórico, o Museu do Futebol, localizado no Pacaembu, conta com uma maquete que simula o lance.

 

6. Michelle Akers é a maior artilheira de uma única edição

Enquanto Marta é a maior goleadora de todas as edições, a americana Michelle Akers se destaca como a mulher que mais balançou as redes em uma única edição, totalizando 10 gols. O feito ocorreu na primeira Copa do Mundo Feminina, em 1991, e até hoje não foi superado. Veja todos os gols da jogadora no vídeo a seguir:

7. A última edição da Copa do Mundo Feminina foi a primeira a ser exibida na televisão aberta

A Copa do Mundo Feminina de 2019 foi a primeira a ser televisionada na televisão aberta, antes desta edição, o torneio era exibido somente no canal fechado da emissora, o SporTV. Graças ao advento do esporte para uma gama maior de público, o esporte ganhou mais visibilidade e gerou um maior reconhecimento para as atletas. Este ano, as partidas seguem sendo transmitidas na Globo e também no canal do YouTube CazéTV.


O próximo confronto da nossa seleção é contra a França, no sábado (29) às 7h da manhã. Enquanto isso, você pode conferir os melhores lances  do Brasil sobre o Panamá.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

futebol Brasil copa do mundo feminina seleção futebol feminino marta

Leia também

15 cantadas de futebol que nem o Neymar conhece

Futebol uma vez por semana: é preciso cautela

Única mulher técnica do futebol de 5, Laryssa quer mudar o esporte

Tecnologia recria voz do falecido pai de Zico em homenagem emocionante

O cego que queria ser jogador de futebol – e se tornou um campeão

Bola de futebol furou? Aprenda a consertar!