7 curiosidades sobre a Independência do Brasil que você precisa saber

Os historiadores estão sempre pesquisando os fatos históricos. Descubra 7 curiosidades sobre a Independência do Brasil e surpreenda-se!

Redação | 7 de Setembro de 2022 às 01:00

almir1968/iStock -

Um dos papeis dos historiadores é descobrir novas versões, além da história oficial, acerca de vários acontecimentos do mundo. Esse trabalho de pesquisa é capaz de descobrir várias curiosidades sobre diversos temas. E com a Independência do Brasil não foi diferente.

Há controvérsias sobre a história heróica de que Dom Pedro I bradou o grito de independência, por exemplo. E qual foi a participação da Princesa Leopoldina no caso? Leia abaixo algumas curiosidades sobre a Independência do Brasil.

Leia Também: 10 livros para entender a história da Independência do Brasil

1. Quadro Independência ou Morte

O famoso quadro pintado por Pedro Américo, Independência ou Morte, na verdade foi pintado na Itália. A Obra foi encomendada pela Corte Brasileira e só foi entregue em 1988. No ano da independência, Pedro Américo não era nem nascido. O pintor nasceu em 1843, mais de 20 anos após a Independência do Brasil. 

2. O Hino da Independência 

A composição do Hino da Independência aconteceu antes da Independência propriamente dita. A história oficial conta que Dom Pedro compôs logo após o grito. No entanto, historiadores contam que a composição foi feita antes. 

3. Participação de D. Leopoldina

Quem assinou o Decreto de Independência do Brasil foi a princesa Leopoldina. Há relatos de que D. Pedro I recebeu dela uma carta aconselhando-o a concretizar a Independência do Brasil. 

4. Problemas intestinais de D. Pedro 

Há relatos acerca da parada de D. Pedro I no Rio Ipiranga que não são tão glamurosos. Historiadores contam que, na verdade, o príncipe voltava de uma viagem e precisou parar no rio por conta de alguns problemas intestinais.

5. A data é verdadeira?

Alguns historiadores questionam a real data de independência do país. Conta-se que a notícia se espalhou assim que o grito foi dado. No entanto, os jornais da época só relatam a independência a partir de 13 de outubro, ou seja, mais de um mês após a data oficial. 

6. Custo da Independência

A primeira dívida externa do Brasil foi quando o país decidiu ser independente. Portugal não aceitou com tranquilidade a independência e cobrou cerca de 2 milhões de libras para o país. Dom Pedro precisou fazer um empréstimo com a Inglaterra para pagar Portugal. 

7. Monumento à Independência

O Monumento à Independência, no bairro Ipiranga, em São Paulo, foi feito em homenagem ao centenário da Independência do Brasil. No entanto, o monumento só ficou pronto 4 anos após o centenário. 

Agora que você já conferiu as curiosidades sobre a Independência do Brasil, confira também 13 curiosidades sobre os carros elétricos.