7 curiosidades sobre o Natal que vão te deixar chocado

Quer conhecer melhor essa data cheio de significado? Conheça alguns segredos do Natal que, com certeza, vão te surpreender!

Cadu Guarieiro | 27 de Novembro de 2023 às 14:00

O Natal é comemorado mundialmente. - Imagem: HASLOO/iStock

Parece inacreditável, mas falta menos de 1 mês para o Natal! Além de marcar a nascimento de Jesus Cristo para a tradição católica, a celebração é famosa por seus enfeites cheios de cor, suas comidas deliciosas e, claro, a comunhão entre a família!

Porém, a data esconde muito mais do que conhecemos. A fim de entender melhor o dia 25 de dezembro e toda história por trás do Natal? Veio ao lugar certo!

7 curiosidades sobre o Natal que vão te deixar chocado

Além das bolas cheias de brilho, guirlandas e pisca-piscas, o Natal tem seus segredos, descubra, a seguir, alguns deles.

1. O Papai Noel nem sempre foi do jeito que conhecemos

Ao pensar no bom velhinho, imaginamos um senhor de idade gorducho, de barba longa e vestimenta vermelha, não é? No entanto, ele nem sempre foi assim. A imagem que temos do Papai Noel é resultado da publicidade da Coca-Cola, o personagem principal do Natal na antiguidade era magro e em alguns casos lembrava um duende, suas roupas eram escuras e flertavam entre o verde e o marrom.

2. De onde veio a árvore de Natal?

Ainda que o Natal seja uma festa tradicionalmente católica, muitos dos seus elementos remetem à outras religiões da antiguidade, como é o caso da árvore de Natal. O ato de ornar o pinheiro era bastante comum nos países nórdicos a fim de celebrar a natureza e a prosperidade. Acredita-se que após a conversão dos habitantes para o cristianismo, o hábito tenha continuado.

3. O Papai Noel em Portugal é Pai Natal

Apesar de sermos colonizados pelos portugueses, o nome "Papai Noel" que adotamos vem da língua francesa "Père Noel", no país do pastel de nata, o bom velhinho é conhecido como "Pai Natal".

4. Por que deixar biscoito e leite para o Papai Noel?

Em algumas animações, séries e filmes é normal vermos as crianças deixarem biscoitos e copos de leite para o Papai Noel. A prática é resultado da variação da lenda, tendo em vista que em alguns lugares, além de entregar os presentes, Noel gosta de petiscar.

5. Para cada lugar o Papai Noel tem um endereço diferente

Seguindo na linha de variação cultural, não é apenas o nome e os hábitos do bom velhinho que mudam de lugar para lugar. Enquanto nos Estados Unidos se acredita que ele more no Polo Norte, na Europa, as crianças são ensinadas que o Papai Noel more na Finlândia, especificamente na Lapónia.

6. As bolinhas da árvore de Natal já foram muito diferentes

As bolas são um dos principais enfeites da árvore de Natal, podendo até mesmo serem personalizadas! Porém, na antiguidade, o item fugia do convencional, sendo utilizadas maçãs e até pedras para decoração.

7.  A guirlanda é muito mais do que um enfeite

Tão tradicional quanto as bolas nas árvores de Natal, são as guirlandas nas portas, porém, esses itens servem muito mais do que um simples enfeite. De acordo com os antigos, as guirlandas representam proteção e evocam carinho!


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Natal festa papai noel celebração final de ano