Dia do Estudante: a origem e a importância da data

O Dia do Estudante foi instituído para colocar em evidência a importância do direito à educação de qualidade para todos os brasileiros.

Redação | 11 de Agosto de 2022 às 14:30

-

Em 11 de agosto, é celebrado no Brasil o Dia do Estudante. A data foi instituída para colocar em evidência a importância do direito à educação de qualidade para todos os brasileiros. Com esse objetivo, visa a luta por uma sociedade mais capacitada. Nesse sentido, busca despertar um olhar especial para a fase de aprendizagem, tão determinante para a formação individual e o papel a desempenhar coletivamente.

Conheça: OutClass – Ensino fora de série

A origem do Dia Nacional do Estudante

Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I autorizou a construção da Faculdade de Direito de Olinda, de Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Assim, surgiram os dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país.

Cem anos depois, em 1927 o advogado Celso Grand Ley apresentou a proposta para a criação da data. Isso aconteceu em um evento em comemoração aos centenário dos cursos de Direito. Já em 1937, a data foi nomeada pela União Nacional de Estudantes (UNE), instituição protetora dos direitos e deveres dos estudantes. Tal ato foi muito simbólico para a história dos movimentos estudantis, marcando a participação ativa dos estudantes e legitimando a reivindicação por melhores condições educacionais.

Hoje, esses movimentos seguem lutando pelo estímulo ao pensamento crítico e por políticas públicas que garantam a democratização do ensino e a instrução da sociedade.

Agora que você já sabe a origem e a importância do Dia do Estudante, confira 10 dicas de como melhorar os seus estudos. Siga o nosso perfil no FacebookInstagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!