Dia do Irmão: conheça a origem e o significado da data

O Dia do Irmão simboliza a união entre filhos dos mesmos pais, o vínculo entre grandes amigos e o espírito fraternal de amor ao próximo.

Redação | 5 de Setembro de 2022 às 15:30

KarinaBost/iStock -

Celebrado em 5 de setembro, o Dia do Irmão é uma data comemorativa que homenageia o vínculo fraternal. Diferente de acordo com o país, mas carregando o mesmo propósito. Apesar de menos conhecida no Brasil, segue a mesma linha do Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Avós.

Seja referente a filhos dos mesmos pais ou mesmo a um amigo querido considerado integrante da família, o dia enaltece e simboliza a irmandade em todas as suas formas. Uma relação construída através do afeto mútuo, das vivências compartilhadas e do apoio incondicional. Assim, ressalta o caráter de que crescer com um irmão ou irmã é algo único, que molda a nossa vida para sempre.

Leia também: 11 filmes e séries para comemorar o Dia do Irmão

Origem do Dia do Irmão

Embora não haja um registro oficial no país, a data foi instituída pela Igreja Católica, visando uma homenagem a Madre Teresa de Calcutá. A grande missionária da caridade faleceu em 5 de setembro de 1997. Em decorrência disso, a celebração do Dia dos Irmãos no Brasil acontece desde 2007, uma década após sua morte.

Segundo uma visão religiosa, o espírito de fraternidade de cada pessoa para com o próximo e o elo em comum de filhos de Deus torna todos irmãos. Por isso o conceito de irmão está intrinsecamente relacionado ao legado da madre, que sempre propagou o amor ao próximo.