Dia Nacional do Folclore: 5 lendas brasileiras que todos deveriam conhecer

O folclore é um dos principais símbolos culturais de um país!

Cadu Guarieiro | 22 de Agosto de 2023 às 13:48

22 de agosto é o Dia do Folclore Nacional. - Imagem: Thales Antonio/iStock

Nesta terça-feira (22) é celebrado o Dia Nacional do Folclore! Data de suma importância cultural, sobretudo para valorização da identidade nacional. Considera-se folclore o conjunto de alimentos, costumes, manifestações artísticas e tudo mais aquilo que caracteriza um povo, região ou país, e, entre esses diferentes símbolos, também existem as lendas! O Brasil é recheado de criaturas mitológicas fascinantes que simbolizam nosso país, e, com base nisso, montamos uma seleção com algumas lendas brasileiras que todos deveriam conhecer!

Leia também: 5 tendências dos anos 80 que continuam em alta em 2023.

 

Dia Nacional do Folclore: 5 lendas brasileiras que todos deveriam conhecer

Diversas pessoas, sobretudo as interioranas, relatam ter contato com criaturas mitológicas no decorrer da vida. De norte a sul do país, lendas marcam presença e são passadas de geração à geração, sobretudo através da oralidade!

1. Saci-Pererê, a criatura mais famosa do folclore nacional

É impossível falarmos de lendas brasileiras sem citarmos o saci-pererê! Pequeno, de pele negra e com um gorro vermelho característico, o saci é popular, e em alguns casos temido, devido às travessuras que apronta, desde amarrar a crina de cavalos até confundir viajantes nas florestas em que habita.

Originária da região Sul do país, a lenda do Saci se espalhou por outros países da América Latina, como Paraguai, Uruguai e Argentina, que tem suas próprias versões do mito.

2. Curupira, uma lenda do período colonial

De pele verde, cabelo de fogo e os pés virados para trás, o Curupira é uma das lendas mais antigas do folclore brasileiro! Citado em uma carta do padre jesuíta José de Anchieta, o Curupira é caracterizado como "um demônio que acomete índios no mato, dando-lhe açoites, machucando-os, e matando."

Ainda assim não é possível afirmar a verdadeira origem da lenda, porém, a principal suspeita é de que tenha surgido do povo indígena nauas, que habitava a região do Acre.

3. Boto-cor-de-rosa, o terror das águas doces

Bastante influente no Amazonas, o Boto-cor-de-rosa possui a fama de namorador! De acordo com a tradição, em certas noites, o mamífero se transforma em um homem belo e sedutor que seduz mulheres para engravidá-las e logo as deixam sozinhas.

Diferentes versões sobre a lenda são contadas, desde que sua aparição se dá em festas de comunidades ribeirinhas ou na Lua cheia do mês de junho, durante as festividades de São João.

A roupagem do homem é uma das principais características do boto, segundo a lenda, o galã aparece de roupa, sapatos brancos e um chapéu que esconde a identidade do animal.

4. Iara, aquela que mora nas águas

Conhecida em todo país, a lenda de Iara diz respeito a uma sereia de cabelos pretos e olhos castanhos magníficos que com sua voz atrai homens para o fundo dos rios para afogá-los. Ainda que o homem sobreviva ao encanto de Iara, a lenda afirma que a loucura da vítima é inevitável e somente um pajé é capaz de curá-lo! A história da sereia é bastante popular na região Norte, sobretudo em lugares banhados pelas águas amazônicas.

5. Cuca, a personificação da maldade

A Cuca é uma das mais caricatas lendas do folclore brasileiro, principalmente devido ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo", clássico livro de Monteiro Lobato.

Cuca é uma bruxa responsável pelo sequestro de crianças desobedientes, e, segundo a lenda, a criatura ronda casas durante a noite para pegar os pequenos que não dormem no horário correto, rendendo à lenda a clássica cantiga de dormir "Nana Neném".


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

lendas brasileiras dia do folclore nacional

Leia também

Receita de pudim de arroz fácil e saborosa!

Ex-repórter da Globo, Maurício Kubrusly revela motivo triste que o afastou da TV

Conheça a lenda de Corpo-seco, personagem de Cidade Invisível

Conheça a lenda de Matinta Pereira, personagem de Letícia Spiller na segunda temporada de Cidade Invisível

Saiba o que é tereré e aprenda a fazer a bebida que conquistou Cauã Reymond

Cidade Invisível: curiosidades sobre a série brasileira que está dando o que falar