Dia Nacional do Teatro: 5 livros de peças famosos que valem a leitura

O teatro brasileiro possui diversas linguagens e peças de impressionar

Carol Ávila | 19 de Setembro de 2023 às 14:00

O teatro brasileiro possui diversas linguagens e peças de impressionar. - Imagem: iStock

"A teatralidade é essencialmente humana. Todo mundo tem dentro de si o ator e o espectador." Esta é uma frase de Augusto Boal, um dos maiores dramaturgos e pensadores do teatro brasileiro. As poucas palavras simbolizam uma ânsia que perdura por milênios na humanidade. Todas as décadas se questiona sobre o fim do teatro, assim como já debateram o fim do rádio, dos jornais impressos etc...

Mas com tantas tecnologias e revoluções culturais, como a humanidade continua cativa na arte teatral por mais de 6 mil anos? O teatro é intrinsicamente humano. Nos vemos na arte assim como ela nos revê, e isso jamais será substituível. Neste dia 19 de setembro comemoramos o Dia Nacional do Teatro, data instituida para celebrar e divulgar a arte cênica do país.

Leia também: Dia Nacional do Folclore: 5 lendas brasileiras que todos deveriam conhecer

Se você ainda não é um leitor assíduo do teatro brasileiro, ou deseja se aprofundar mais, aqui estão algumas das peças indispensáveis do nosso teatro. 

5 livros de peças famosos que valem a leitura

Das tragédias cariocas de Nelson Rodrigues até o teatro contemporâneo e ruptivo de Grace Passô, há muitos deleites em ter uma leitura diversificada das obras brasileiras. Não deixemos os clássicos de fora, mas saibamos ler os seus limites. 

1. O Santo e a Porca - Ariano Suassuna

Uma sátira de 1957, "O Santo e a Porca" engloba uma visão cômica sobre o pecado capital da avareza. A linguagem de Suassuna tipicamente popular e bem-humorada se comunica com o leitor (que é também espectador) de forma direta, conquistando a atenção a cada cena. 

2. Pluft, o fantasminha - Maria Clara Machado

Escrita durante os anos 1950 pela fundadora do teatro O Tablado, a peça "Pluft, o fantasminha" se tornou um clássico do teatro infantil, conquistando inúmeras gerações desde sua primeira apresentação. Um fantasma que tem medo de humanos acompanhado por diversos personagens, como os marinheiros e a pequena Maribel entram em aventuras mirabolantes pela história. 

Leia também: Como um jovem ator mudou o curso da história

3. Senhora dos Afogados - Nelson Rodrigues

Uma tragédica carioca, a peça "Senhora dos Afogados" mergulha nas profundezas da família Drummond, assombrada por obsessões humanas, como desejo, culpa, assassinato, incesto e redenção. A peça chegou a ser censurada em 1953, mas foi liberada no ano seguinte e encenada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

4. Gota d'água - Chico Buarque e Paulo Pontes

A peça "Gota d'água" é uma tragédia urbana ambientada nas favelas do Rio de Janeiro. A história conta as dificuldades e as mazelas que perpassam os moradores do conjunto habitacional Vila do Meio-Dia. Uma leitura emocionante e marcante sobre narrativas invisibilizadas na sociedade.

 

5. Vaga Carne - Grace Passô 

A peça "Vaga Carne" elevou seu sucesso desde seu lançamento, sendo transformada em filme no ano de 2019. Uma voz errante invade um corpo humano e sonda o que esse corpo sente enquanto mulher, o que finge sentir, o que é impenetrável nele, o que esse corpo significa para o outro ou a outra que o vê.O texto traz uma perspectiva sensível e melancólica sobre um processo de invisibilização e suas marcas individuais.

curiosidades cultura teatro

Leia também

10 melhores livros curtos para ler no seu tempo livre

Teatro é melhor do que televisão? Patricya Travassos compartilha opinião polêmica

“Da dor ao prazer”: livro sobre saúde sexual feminina promete transformar a vida de cada mulher

52 livros para crianças que seu filho vai amar

As 5 melhores biografias que você deveria ler

Rita Lee anuncia nova biografia e expõe tratamento do câncer