Eclipse solar parcial será visível em parte do Brasil nesta quarta; saiba onde e quando

Gosta de acompanhar os fenômenos do céu? Saiba tudo sobre o eclipse solar parcial.

Esther Ramos | 2 de Outubro de 2024 às 15:12

Não perca o eclipse solar e confira a data para já assistir da sua janela. - magann/ iStock

Nesta quarta-feira (2), um fenômeno astronômico raro poderá ser observado por brasileiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: um eclipse solar anular. Segundo o Observatório Nacional (ON), o eclipse ocorrerá próximo ao pôr do sol, sendo visível como parcial em grande parte dessas áreas.

Quanto mais ao sul, maior será a porção do Sol ocultada pela Lua, deixando a visão do evento ainda mais impressionante. A expectativa é de que, especialmente no Sul do país, o eclipse seja um espetáculo imperdível no final da tarde.


Você também pode se interessar:


Entenda mais sobre o eclipse solar parcial

Na quarta-feira, 2 de outubro de 2024, várias regiões do Brasil terão a oportunidade de observar um fenômeno astronômico especial: um eclipse solar parcial. Embora o famoso "anel de fogo" não seja visível no Brasil, como será no Chile e na Argentina, o eclipse ainda promete uma visão impressionante para quem está no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

O horário exato do eclipse varia de acordo com a localização. Em São Paulo, por exemplo, o fenômeno começará às 16h51 e terminará às 18h23. Quanto mais ao sul, maior será a área do Sol encoberta pela Lua. Na capital paulista, cerca de 10,45% do Sol será obscurecido, enquanto em Chuí, no Rio Grande do Sul, essa taxa subirá para 38,15%.

O eclipse anular, com seu característico "anel de fogo", será visível em partes da América do Sul, como no Chile e na Argentina, onde a Lua, em seu ponto mais distante da Terra, bloqueia a maior parte da luz solar, deixando apenas uma borda brilhante ao redor. No Brasil, o eclipse será parcial, o que significa que a Lua cobrirá apenas uma parte do Sol.

Ron Jenkins/Getty Images

Horários do eclipse parcial nos estados brasileiros:

O Observatório Nacional e a NASA transmitirão o evento ao vivo, permitindo que todos acompanhem o fenômeno em segurança. Lembre-se de que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada, como óculos específicos para eclipses ou filtros especiais.

Prepare-se para esse espetáculo e escolha um local com visão desobstruída para o oeste, já que o eclipse ocorrerá próximo ao pôr do sol.


Confira também: Antiga mansão de Virginia Fonseca está à venda por R$ 29 milhões; veja fotos.

lua sol Eclipse óculos escuros fenômenos celestes

Leia também

Papinha de bebê? Saiba se “truque” de Ana Clara para perder peso realmente funciona

3 raças de cachorro mais difíceis de treinar

Protetor solar vencido pode ser perigoso para a saúde; entenda motivo

Fotógrafa registrou todas as cores da lua durante 10 anos; veja imagens impressionantes

Lipo LAD: saiba como é feito o procedimento realizado por Lívia Andrade

Faringite: entenda o diagnóstico do filho de Sthefany Brito