Fim do cartão de crédito? Presidente do BC faz declaração polêmica

Campos Neto opina sobre o futuro do método de pagamento que é o maior responsável por endividamentos no país.

Cadu Guarieiro | 20 de Junho de 2023 às 15:20

O cartão de crédito é o maior responsável por endividamentos no Brasil. - Imagem: SouthWorks/iStock

Durante um evento realizado no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que com a opção de crédito através de pagamentos por Pix não haverá mais a necessidade de cartões de crédito.

Leia também: O banco pode estar te devendo: veja como resgatar esse dinheiro.

"Com o crédito no Pix, você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor", disse Campos Neto.

Além disso, o presidente do Banco Central revelou que o órgão estuda mudanças na utilização do cartão de crédito, maior responsável por endividamentos no país.

A ideia da instituição é a integração de dados bancários do usuário através do uso de um aplicativo instalado no smartphone com o sistema open finance, onde todas as informações serão concentradas, inclusive taxas de crédito para todas as contas disponíveis. 

Em entrevista ao portal Dinheiro em Ação, do Terra, Tiago Velloso, economista e fundador da Rota Investimentos, afirmou que o uso do celular não é nenhuma novidade no método de pagamento, mas sim a adoção do open finance.

"A ideia é substituir o cartão de crédito físico para o que hoje já é utilizado, o celular, com transações feitas pela carteira digital e aplicativos. A grande transformação é o open finance", disse o especialista.

Segundo o site especializado em finanças, a mudança pode ser impulsionada com os baixos custos da transação, tendo em vista que as operadoras de crédito, que tiram uma porcentagem da transação do vendedor para si, deixarão de participar da equação.

Logo, o impacto negativo da proposta deve recair sobre as bandeiras como MasterCard e Visa, que sem a necessidade de uma intermediadora entre o banco e o vendedor, perderão o sentido.


Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!

pagamento pix crédito banco central cartão de crédito cartão roberto campos neto

Leia também

Bancos culpam Beyoncé por inflação, descubra o motivo

Caiu no golpe do Pix? Saiba como recuperar o dinheiro e fique atento!

Viaje pelo mundo e ganhe em dólar: trabalho dos sonhos está com vagas abertas

Cartão de crédito: aliado ou inimigo?

Consórcio: descubra o que é e como funciona

Como usar cartão de crédito sem se endividar