Por que os pneus têm "pelinhos" de borracha?

Veja o grande mistério dos "pelinhos" no pneu solucionado e descubra qual é a sua utilidade!

Carol Ávila | 8 de Maio de 2023 às 15:45

- Imagem: vitpho / iStock

Os pequenos pêlos de borracha que cobrem os pneus são uma grande fonte de mistério. Por que eles estão lá? O que eles fazem? Eles são importantes? O que eles significam?

Há muitas questões em volta de um processo simples, que podem, na verdade, abaixar as expectativas dos curiosos. Essas estranhas pontas de plástico geram grandes mitos que devemos desmentir.

Leia também: Moeda de R$ 0,25 pode valer R$ 30 mil? Veja se você tem essa moeda na sua carteira!

Primeiramente, elas não são bons indicadores da qualidade e do desgaste do pneu. Embora muitos vejam necessidade de cortá-las, elas não precisam ser removidas.

Mesmo que não sejam retirados, os "pelinhos" acabam sendo removidos naturalmente à medida que a borracha se desgasta em contato com a pista, sem prejudicar a funcionalidade do pneu. Mas então, por que essas estruturas estão lá?

O que são os "pelinhos" do pneu?

Imagem: Ohoho / iStock

Os pelinhos de borracha presentes nos pneus dos carros são conhecidos como aberturas de ventilação. Eles aparecem em decorrência do processo de fabricação do pneu e surgem quando o molde padrão da banda de rodagem é pressionado no pneu, durante o processo de vulcanização.

Leia também: Pneu furou? Saiba como agir nessa situação!

Como acontece a vulcanização do pneu

No processo de vulcanização, a borracha será aquecida e colocada em um molde para formar o pneu. Durante a aplicação de pressão e calor, existe o risco de formação de bolhas de ar entre a borracha e o molde. As bolhas de ar impedem que o molde se forme corretamente.

O excesso de pressão escapa à medida que a borracha se expande por certos orifícios de ventilação, formando os chamados "pelinhos".

Leia também: Acabando a gasolina? Vejas dicas de como economizar!

É preciso remover os pelos do pneu?

A resposta mais rápida é: não, você não precisa remover os pelinhos do pneu. Essas expansões de ventilação não têm funcionalidade depois do processo de fabricação.

Não há nenhum motivo prático para removê-los. Porém, se for da sua vontade, evite tesouras e lâminas para não estragar a borracha. Apenas puxe-os com as mãos.

 

E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também dicas essenciais para polir e lavar o carro em casa!

Leia também

11 produtos para melhorar seu home office

Conheça 13 curiosidades sobre os carros elétricos

7 dicas preciosas para prolongar a vida útil do seu carro

10 dicas de como economizar gasolina

Descubra a verdade por trás de 6 mitos sobre carros

Saiba como fazer consertos rápidos na bicicleta