9 profissões que devem desaparecer em breve; você está preparado?

O mundo da tecnologia já substitui a força de trabalho humana. Confira as principais profissões afetadas.

Carol Ávila | 4 de Maio de 2023 às 11:04

- Imagem: Gabriel Ramos / iStock

O constante avanço da tecnologia promove mudanças para o futuro do trabalho. Embora as máquinas não sejam capazes de substituir em totalidade as funções humanas, grande parte das forças de trabalho já se promovem apenas com uso de tecnologia.

Leia também: Como fazer a transição de carreira profissional

Certamente, há inovações para facilitar a vida humana e a produção. Porém, de acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas, as forças ocupacionais substituídas pela inteligência artificial podem aumentar o desemprego em até 4 pontos percentuais nos próximos 15 anos.

Confira a seguir os cargos que correm mais risco com o mundo que se move na tecnologia.

9 profissões que devem desaparecer em breve

1. Assistentes comerciais/telefônicos

Apesar de existirem atualmente mais de 1 milhão de atendentes de telemarketing no Brasil, a profissão entra em risco conforme os avanços de inteligência artificial inovam o atendimento. Hoje em dia já é possível ver formas de atendimento em aplicativos ou outros meios 100% online.

2. Cobradores de ônibus

A profissão dos cobradores de ônibus é uma que já entrou em declínio certeiro. Com as novas formas de pagar a sua passagem, como os cartões, a função de cobrador será extinta em poucos anos. Em Porto Alegre, por exemplo, um projeto de lei da extinção da profissão já foi autorizado pela Câmara de Vereadores.

3. Operadores de caixa

Algumas redes de supemercados no Brasil já atuam com os caixas automáticos. Ou seja, o próprio cliente registra, embala e efetua seu pagamento sem a necessidade de um operador de caixa. Assim, é uma profissão que já corre riscos para um futuro próximo.

Leia também: 5 passos para te ajudar na transição da carreira

4.  Porteiros

As técnicas avançadas de tecnologia têm aprimorado os sistemas de segurança do país. Isso deixa em jogo a função dos porteiros. Em muitos prédios pelo país já se pode ver sistemas de segurança digitais que controlam as portarias à distância. 

5. Caixas bancários

O cenário de bancos digitais já reduz as expectativas de empregos futuros para os caixas bancários. Embora alguns ainda prefiram dirigir-se às agências bancárias, o acesso de contas digitais diminui a necessidade para tal. Portanto, a tecnologia automatizada já vem substituindo os cargos desses profissionais de banco.

6. Secretários

Com tantos sistemas disponíveis de organização online e digital, as tarefas que antes eram encaminhadas aos secretários podem ser resolvidas facilmente pela tecnologia. 

7. Corretor de imóveis

O atual cenário tecnológico também impacta a profissão dos corretores de imóveis. Novas plataformas e aplicativos online já disponibilizam a seleção de imóveis e até agendamento de visitas sem a necessidadde de um mediador.

Leia também: Como crescer na carreira e conquistar a tão sonhada promoção

8. Agentes de viagens

Com a disponibilidade de agendar e comprar pacotes de viagens na internet, é possível que a profissão de agentes de viagem esteja correndo grande risco. Além do que, há sistemas de notificação online para lhe informar de promoções e ofertas.

9. Árbitro de futebol

Com a chegada da inteligência artificial nos campos de futebol, é possível que a função de árbitro seja extinguida da forma como a conhecemos. O monitoramento de imagens pela IA já é aplicado em diversas partidas de tênis, futebol, hugby, etc...

 

E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Rastreador de contato: seria essa a profissão do futuro?"

Leia também

Moeda de R$ 0,25 pode valer R$ 30 mil; veja se você tem esta moeda na sua carteira

Descubra sua vocação e conheça a profissão ideal para o seu signo

Sucesso profissional: 33 dicas que você não pode ignorar

Ana Paula Valverde fala sobre cuidados com a saúde e carreira

13 professores inspiradores do cinema e da TV

12 relatos hilários sobre a vida no trabalho