Relembre outros ataques em escolas no Brasil

Os números de atentados violentos em instituições de ensino no país tem aumentado e seguem padrões. Relembre outros ataques em escolas no Brasil!

Rafaella Gazzaneo | 27 de Março de 2023 às 16:00

- Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (27), um adolescente de 13 anos esfaqueou quatro professores e um aluno dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo. A morte de uma professora, identificada como Elisabeth Tenreiro, foi confimada. 

O agressor é do 8º ano do ensino fundamental e foi apreendido no local. O alvo principal do autor do ataque era um estudante com quem teria brigado na semana passada, mas esse colega não estava no local. Infelizmente, o caso se soma a uma lista extensa de ataques em escolas no Brasil.

Leia também: Professora morre e 5 ficam feridos após ataque a facadas em escola de SP.

Segundo o instituto Sou da Paz, nos últimos 20 anos o Brasil registrou 12 ataques em escolas. O episódio com o maior número de vítimas ocorreu em 2011 e ficou conhecido como o "Massacre de Realengo". Confira outros atentados violentos em instituições no país!

Relembre outros ataques em escolas no Brasil

Em levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, foi apontado que o Brasil registrou 12 ataques em escolas nos últimos 20 anos. Em todos os casos, os assassinos eram alunos, ex-alunos ou funcionários da instituição de ensino atacada. Reunimos os 14 casos mais marcantes de atentados em escolas no Brasil, confira!

1. Salvador - BA

Em outubro de 2002, um aluno de 17 anos atirou contra duas colegas de classe da escola particular Sigma, localizada no bairro Jaguaribe, em Salvador (BA). Elas ficaram feridas e ele foi convencido, pelo irmão mais velho ,a se entregar para a polícia enquanto ameaçava tirar a própria vida na quadra do colégio.

2. Taiuva - SP

Em janeiro de 2003, um homem de 18 anos atacou a Escola Estadual Coronel Benedito Ortiz, em Taiúva, interior de São Paulo. Ele portava um revólver calibre 38 e 1 punhal. No ataque, 5 alunos, um caseiro, uma zeladora e uma professora da instituição ficaram feridos e infelizmente um dos estudantes atingidos ficou paraplégico. Investigações apontaram que ele sofria bullying quando era aluno da escola. 

3. Realengo - RJ

O episódio ocorreu em abril de 2011, na Escola Municipal Tasso de Silveira em Realengo - RJ. Considerado um dos maiores massacres escolares do país, o agressor era um ex-aluno de 23 anos. Ele deixou 11 crianças mortas e 12 feridas e se suicidou logo depois.

4. São Caetano do Sul - SP

Em setembro de 2011, um estudante de 10 anos atirou contra uma professora na escola municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. O estudante usou um revólver calibre 38. Em seguida, ele atirou contra a própria cabeça e morreu no hospital. Felizmente, a docente sobreviveu.

5. Santa Rita - PB

Em abril de 2012, dois adolescentes, de 16 e 13 anos, invadiram a escola estadual Enéas Carvalho no Centro de Santa Rita, em João Pessoa. O alvo da dupla era um adolescente de 15 anos e outras duas vítimas foram atingidas por estarem próximas ao estudante. Felizmente, todos sobreviveram e apenas 3 alunos ficaram feridos.

6. Janaúba - MG

Em outubro de 2017, o vigia de 50 anos de uma creche municipal de Janaúba - MG jogou gasolina no próprio corpo e em crianças e em seguida ateou fogo. O crime resultou na morte de 7 crianças de 4 anos e uma professora, Helley Abreu Batista, de 43 anos. O assassino morreu horas depois do crime. 

7. Goiânia - GO

Em outubro de 2017, um adolescente de 14 anos e aluno do 8º ano do Colégio Goyazes levou para a escola a pistola ponto 40 da mãe e disparou contra os colegas. Ele era filho de policiais militares e teve acesso às armas dos pais em casa. No caso, 2 estudantes foram mortos e outros 4 ficaram feridos. Segundo colegas, o assassino sofria bullying.

8. Medianeira - PR

Em setembro de 2018, dois alunos do Colégio Estadual João Manoel Mondrone, em Medianeira, no Paraná, entraram na escola e atacaram seus colegas de classe. No ataque, 2 alunos foram atingidos por disparos, um deles ficou em estado grave, mas sobreviveu. Felizmente, ninguém morreu e os atacantes foram presos.

9. Suzano - SP

Neste episódio, um adolescente e um homem encapuzados atacaram a Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). Eles mataram oito pessoas, entre elas cinco alunos e duas funcionárias do colégio. Em seguida, um dos assassinos atirou no comparsa e, então, se suicidou. 

10. Caraí - MG

Em novembro de 2019, um aluno que estava matando aula, pulou o muro da escola Escola Estadual Orlando Tavares, na zona rural de Caraí. Ele disparou contra dois alunos de 17 anos, que ficaram feridos. A Polícia Militar disse que o criminoso, que também tem 17 anos, foi apreendido. 

11. Barreira - BA

Em setembro de 2022, um adolescente de 14 anos invadiu a escola com um revólver calibre 38, duas armas brancas e, aparentemente, uma bomba caseira e matou a cadeirante Geane da Silva Brito, que tinha 19 anos e estudava na instituição.Não há informações sobre a motivação do crime.

12. Aracruz - ES

Neste episódio, 3 pessoas morreram e 11 ficaram feridas em dois ataques a duas escolas de Aracruz, no Espírito Santos. Os ataques aconteceram na Escola Darwin, da rede particular, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti.

13. Sobral - CE

Neste episódio, um adolescente de 15 anos atirou em 3 alunos dentro da sala de aula, em Sobral, Ceará. Um morreu e dois ficaram feridos. Conforme depoimento do adolescente, o ataque teria sido premeditado após ele ser vítima de bullying. 

14. Ipaussu - SP

Neste caso, um jovem de 22 anos invadiu uma escola do interior de Ipaussu (SP) e esfaqueou duas professoras e fazer outra de refém. Conforme detalhado no Boletim de Ocorrência, a motivação do crime foi vingança contra a diretora da escola, com quem o autor do crime teve problemas em anos anteriores.

Leia também

5 canais no YouTube para os amantes da psicologia

Psicólogos ressaltam a importância do atendimento psicológico nas escolas para prevenir massacres

Professora morre e 5 ficam feridos após ataque a facadas em escola de SP