Sonda da Nasa flagra dunas de areia circulares 'atípicas' em Marte

As imagens divulgadas pela Nasa fazem parte de um programa de estudo sobre a superfície do planeta Marte.

Carol Ávila | 16 de Março de 2023 às 16:20

- Imagem: Reprodução / NASA/JPL-Caltech/UArizona

Cientistas norte-americanos capturaram uma imagem de dunas de areia quase perfeitamente circulares na superfície do planeta Marte. As imagens divulgadas pela Nasa, agência espacial estadunidense, no ínicio desta semana, apontam que a pequena assimetria nas dunas indica que as areias marcianas são sopradas para o Sul. Embora as dunas em todo o Planeta Vermelho tenham uma variedade de formas e tamanhos, o que impressiona os pesquisadores é a quase exata definição dessas fotografadas.

Os montes foram detectados pela câmera HiRISE, monitorada pela Universidade do Arizona, a mais poderosa já enviada para outro planeta e que está na sonda Mars Reconaissance Orbiter (MRO) da NASA, enquanto os cientistas examinavam como a geada costuma derreter no final de um inverno marciano.

Leia também: NASA compartilha som de buraco negro e é assustador

Quanto à simetria das dunas, o pesquisador e geólogo Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, afirma que é um fato curioso.

"Dunas de areia de várias formas e tamanhos são comuns em Marte. Neste exemplo, as dunas são quase perfeitamente circulares, o que é incomum", escreveu McEwen.

A imagem foi tirada no dia 22 de novembro do ano de 2022, e foi comparada com uma outra imagem, tirada pela HiRISE há alguns meses, em que as mesmas dunas aparecem cobertas de gelo.

Dunas de areia em Marte cobertas pela geada. Imagem: Reprodução / NASA/JPL-Caltech/UArizona

 

Ambas as imagens pertencem ao programa dos pesquisadores, que utilizam a HiRISE em parceria com a MRO, de estudo e reconhecimento das formações glaciais no Planeta Vermelho. Além disso, o projeto examina as fraturas do tipo fenda que pontuam as superfícies de Marte. 

Confira também: Novo planeta considerado habitável e do tamanho da Terra é descoberto pela Nasa

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter orbita a superfície de Marte desde o ano de 2006. O aparelho foi projetado para estudar a geologia e o clima no planeta, fornecer reconhecimento de possíveis locais de pouso e retransmitir dados de missões da superfície de volta à Terra.