Noruega abriga cofre para salvar humanidade; veja o que tem dentro dele

Localizado na Noruega, o bunker abriga o essencial para manter a vida no "Juízo final"

Carol Ávila | 22 de Junho de 2023 às 16:59

Svalbard Global Seed Vault, localizado em uma ilha isolada ao norte da Noruega. - Imagem: Reprodução/ CropTrust

Em um lugar muito gelado, nas entranhas de uma montanha em uma ilha entre a Noruega e o Polo Norte, está um recurso altamente importante para o futuro da humanidade. Trata-se de um "cofre" cheio de...sementes. Isso mesmo, o Svalbard Global Seed Vault (cofre global de sementes de Svalbard) é uma reserva de sementes consideradas vitais para a preservação da biodiversidade das culturas na natureza.

Leia também: Mudança climática pode transformar em savana 40% da Amazônia, indica estudo

O local recebe uma gama de apelidos que indicam sua função. "Juízo final", "Arca de Noé" e "Cofre do Apocalipse" são alguns dos exemplos mais conhecidos. O espaço é uma estratégia para manter importantes recursos naturais em casos de uma catástrofe global e até um apocalipse.

O banco de sementes protege 1.214.827 amostras de sementes de quase todos os países do mundo, com espaço livre para mais milhões. Seu objetivo é fazer um "backup" das coleções genéticas para garantir a base de nosso futuro, o suprimento de alimentos.

Leia também: A guerra cibernética na Ucrânia pode afetar outros países; EUA emitem alerta

O Svalbard Global Seed Vault foi inaugurando em 2008, com a presença do então primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, o presidente da União Europeia, José Manuel Barroso, e o ativista político e vencedor do prêmio Nobel da Paz, Wangari Maatha.

Ele é operado pela parceria entre o Ministério Norueguês de Alimentos e Agricultura, o banco regional de genes NordGen e o Crop Trust, uma organização internacional independente que idealizou o projeto nos anos 1980.

Em setembro de 2015, a Guerra Civil da Síria provocou a primeira retirada de sementes do cofre. O Centro Internacional de Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (ICARDA) solicitou suas sementes para cepas de trigo resistentes à seca e ao calor e outras culturas que foram reduzidas no conflito sírio para o estabelecimento de novos bancos regionais de sementes no Marrocos e no Líbano.

Confira o documentário curta-metragem sobre o cofre de Svalbard:

curiosidades cofre

Leia também

5 curiosidades sobre o Titanic que pouca gente sabe

Você vai ficar chocado com o número de tipos de árvores nas florestas

Projeto de floresta urbana e outras boas notícias