Comidas amadas por brasileiros que na verdade têm origem francesa

Conheça as comidas amadas por brasileiros que na verdade tem origem francesa, a terceira vai te surpreender!

Carol Peres | 2 de Agosto de 2024 às 11:40

A França influenciou muitos costumes no Brasil! - RuslanShevchenko/iStock

É inegável que a culinária brasileira é muito rica e deliciosa, representando quase uma festa para todos os paladares! Os diferentes pratos conquistam não só a própria população mas também os estrangeiros que vem para o Brasil a turismo. No entanto, muitas dessas comidas tão queridas no país foram fortemente influenciadas por outras nações e tornaram-se tão mescladas à nossa cultura que nem conhecemos sua origem!

Então, agora no clima dos Jogos Olímpicos que estão acontecendo em Paris, conheça as comidas mais amadas por brasileiros que na verdade têm origem francesa!

Comidas amadas por brasileiros que na verdade tem origem francesa

A culinária francesa é também muito rica e saborosa!

1. Misto quente

Essa querida combinação de pão, queijo e presunto ou outros frios tem sua origem atribuída às cafeterias francesas durante o século XIX. Apesar de ninguém reivindicar sua autoria, o misto quente, conhecido como croque-monsieur, era uma opção muito popular da gastronomia da França.

2. Crepe

O crepe francês é originário da Bretanha, e trata-se de um tipo de panqueca à base de farinha de trigo, leite e ovos. Sua massa é bem fina e geralmente possui um recheio doce ou salgado, o que garantiu seu sucesso no país de origem e também no Brasil!

3. Coxinha

Embora a coxinha seja tão popular no Brasil, e raramente lembrada como uma iguaria da culinária francesa, a primeira referência ao lanche aparece no livro do chef Marie-Antoine Carême publicado em 1844.

Influência francesa no Brasil

Acredita-se que a influência francesa, não só na culinária, mas em vários outros costumes, tenha começado com a Família Real. A côrte portuguesa inspirava-se fortemente nos hábitos da França, o que acabou por ecoar também na culinária segundo a especialista em gastronomia Lecticia Cavalcanti ao jornal Folha de Pernambuco.

No fim, a origem nem é tão importante assim, o principal é mesmo o sabor e apreciar as diferentes experiências que cada refeição pode proporcionar. Ainda no clima das Olimpíadas, confira também a sobremesa queridinha dos atletas brasileiros em Paris: o brigadeiro de banana e cacau!

Fontes: Manual da Cozinha, Folha de Pernambuco, Receitas Globo, Estadão, Receitas Band e Fraternité Crêpe

curiosidades comida frança olimpíadas francesa

Leia também

Dia da Cerveja: a bebida pode ter benefícios para o organismo?

Final da Ginástica Artística: 7 elementos que receberam nomes de atletas brasileiros

O que os atletas fazem depois da aposentadoria?

Doce depois da refeição é necessidade fisiológica? Entenda

Existe idade mínima e máxima para competir nos Jogos Olímpicos?

Jogos Olímpicos de 2024: Qual a melhor e a pior modalidade do Brasil