Funcionário de museu descarta obra de arte achando que era lixo e viraliza na internet

Já imaginou dar um prejuízo financeiro e histórico desse? Entenda a história do holandês.

Esther Ramos | 8 de Outubro de 2024 às 17:23

Obra de arte All The Good Times We Spent Together, do artista francês Alexandre Lavet. - Reprodução/Instagram

Uma obra de arte foi acidentalmente descartada por um funcionário de um museu na Holanda, como a obra de arte em questão eram duas latinhas de cerveja, o ato é compreensível. A peça, intitulada All The Good Times We Spent Together, criada pelo artista francês Alexandre Lavet, se parece muito com duas latas de cerveja vazias, o que levou o funcionário a confundi-la com lixo e jogá-la fora.

Felizmente, a curadora do museu conseguiu recuperar a obra de um saco de lixo, evitando uma o que seria um perda irreversível para o museu e para a história da arte. Esse episódio trouxe à tona questionamentos sobre conceitos da arte moderna, porque, convenhamos, qual será a importância dessas duas latas para o universo artístico? Vamos entender mais sobre a obra em questão e sua origem!


Você também pode se interessar:


Entenda o caso do zelador que quase jogou fora uma obra de arte renomada

O caso aconteceu no Museu LAM, na Holanda, onde um funcionário acidentalmente descartou a obra de arte intitulada All The Good Times We Spent Together, que consiste em duas latas de cerveja amassadas, e por isso, ele acreditou que fosse lixo.

Também não ajudou muito o fato da obra estar exposta em um elevador, o que causou foi o motivo da confusão, mesmo sendo uma prática do museu, que frequentemente exibe peças em locais incomuns para surpreender os visitantes. Froukje Budding, porta-voz do museu, explicou que o objetivo é sempre criar experiências inesperadas para o público.

A curadora da exposição, Elisah van den Bergh, percebeu a ausência das latas e conseguiu recuperá-las de um saco de lixo a tempo. Após o incidente, a obra foi colocada em um pedestal, em um local mais tradicional. Budding destacou que não houve ressentimentos do museu em relação ao funcionário, que estava apenas cumprindo sua função. A peça, criada pelo artista francês Alexandre Lavet, tenta exemplificar como a arte pode transformar objetos cotidianos em algo significativo e valioso.


Confira também: Entenda o que é shifting, trend polêmica entre jovens do TikTok.

museu Pinturas obra de arte

Leia também

"Navio fantasma" é encontrado nos Estados Unidos; entenda

Esses são os carros 0Km mais baratos do Brasil

Utensílios feitos de plástico preto aumentam risco de câncer, aponta estudo

Mulher descobre câncer após coceira na região íntima

SUS passa a oferecer novo medicamento para pacientes com anemia

Gracyanne Barbosa desfaz procedimentos no rosto; veja antes e depois