Por que nós vemos "rostos" em objetos ou lugares?

Quem nunca viu um rostinho em algum objeto completamente inanimado? Vamos entender por que isso acontece!

Esther Ramos | 9 de Outubro de 2024 às 14:58

Existe um estudo científico que explica porque vemos rostos em lugares aleatórios. - Deagreez/ iStock

Existe um fenômeno psicológico que explica esse fato curioso de vermos rostos em objetos ou lugares, chamado pareidolia. Esse fenômeno está ligado à forma como o cérebro processa estímulos visuais. De acordo com Marcelo Fernandes Costa, professor da USP, essa capacidade de "resolver" enigmas visuais é uma função ativa e involuntária do cérebro, que também está presente também em outros mamíferos.

Além de ter um potencial de evoluir, a pareidolia traduz a reflexão da familiaridade dos seres humanos com padrões faciais, o que faz com que enxerguemos rostos em momentos onde o nosso estímulo visual é ambíguo ou incompleto. Vamos entender mais sobre um dos fenômenos do nosso cérebro!


Você também pode se interessar:


Por que vemos rostos em objetos e lugares?

Vamos então entender mais sobre fenômeno da pareidolia. Como falamos anteriormente, é esse o processo que leva os humanos a enxergar rostos em objetos inanimados e é um reflexo da forma como o cérebro processa informações visuais.

O professor Marcelo Fernandes Costa, do Departamento de Psicologia Experimental da USP, explica que essa capacidade de "resolver" estímulos visuais é uma função ativa e involuntária do cérebro, realizada na área fusiforme, responsável pelo reconhecimento de padrões faciais.

Segundo o professor, todos os seres humanos são familiarizados com padrões de rostos, por ser algo que observamos todos os dias. E essa familiaridade é facilitada pela aversão do cérebro a momentos de lacunas sensoriais, o que faz com que elebusque referências já conhecidas. Costa ressalta que essa habilidade não é só curiosa, mas também é a característica de um mecanismo evolutivo de sociabilidade e defesa. A capacidade humana de identificar rostos, mesmo que fictícios, é importante na hora de identificar predadores e ajuda na socialização com seus semelhantes e conhecidos. 

Além dos humanos, os primatas e felinos também apresentam essa característica, o que sugere para os cientistas que a pareidolia é uma herança evolutiva compartilhada entre diferentes espécies. Para resumir, essa habilidade cognitiva é de grande importância para formar uma percepção coerente do mundo, e contribui para a nossa adaptação e sobrevivência em ambientes mais complexos.


Confira também: Como identificar um aplicativo falso? Saiba o que fazer caso já tenha baixado um.

estudos científicos cérebro curiosidades sobre o corpo humano evolução

Leia também

Confira os maiores lançamentos dos streamings em outubro

3 brinquedos para incentivar seu filho a se movimentar mais

Homem rompe aorta durante masturbação e passa por cirurgia; entenda o caso

Márcio Garcia está vendendo sua casa: veja como é a "mansão mais cara do Brasil"

Dor torácica? Entenda o que aconteceu com Raquel Brito

Brasileira de 18 é contratada pela Ópera de Paris para dançar até sua aposentadoria