Superlua poderá ser vista nesta segunda (19); saiba onde e como ver

Gosta de acompanhar os fenômenos da natureza? Não perca a Superlua!

Esther Ramos | 19 de Agosto de 2024 às 13:58

Entenda mais sobre o fenômeno e não perca nada! - Rogerio Peccioli/ iStock

Agosto continua a ser um mês especial para os apaixonados pelo céu noturno. Após o pico da chuva de meteoros Perseidas na semana passada, a primeira de quatro Superluas deste ano surge na noite de segunda-feira (19). A última vez que esse evento ocorreu foi em agosto de 2023, e as próximas Superluas azuis estão previstas apenas para 2037. Cerca de 25% das Luas cheias são Superluas, enquanto apenas 3% são Luas azuis.

As Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano, ocorrendo quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, devido à sua órbita elíptica. Saiba mais sobre o fenômeno e onde vê-lo sem perder nada!


Você também pode gostar:


O que são as Superluas?

De acordo com a NASA, as Superluas ocorrem quando a Lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra, a uma distância média de 363.300 quilômetros. Embora existam diferentes definições para o que constitui uma Superlua, Noah Petro, chefe do laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da NASA, explica que uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu é geralmente considerada uma Superlua.

Quando isso acontece, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante, o apogeu, a cerca de 405.500 quilômetros da Terra.

As Superluas podem ser observadas a olho nu, sem a necessidade de um local específico para visualização. Shannon Schmoll, diretora do Planetário Abrams da Universidade Estadual de Michigan, explica que se o céu estiver claro, o fenômeno será visível logo após o pôr do sol.

Petro acrescenta que, mesmo se houver cobertura de nuvens na noite principal, a Lua cheia será visível por cerca de três dias, permitindo que você aproveite o espetáculo um pouco antes e depois do pico do fenômeno.

O que são Luas Azuis?

Apesar do nome, uma Lua azul não muda de cor. Gordon Johnston da NASA esclarece que a cor da Lua só muda durante um eclipse lunar. O termo "Lua azul" refere-se a Luas cheias que ocorrem em dois contextos: mensais e sazonais.

Uma Lua azul mensal acontece quando há duas Luas cheias no mesmo mês, enquanto uma Lua azul sazonal é a terceira de quatro Luas cheias em uma única estação astronômica. A Lua azul desta segunda-feira é sazonal, sendo a terceira Lua cheia desde o início do inverno, com uma quarta ainda por vir em setembro.

Próximas Superluas em 2024

As próximas Superluas de 2024 ocorrerão em 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro. Em setembro, a Superlua coincidirá com um eclipse lunar parcial, embora a mudança seja sutil. A maior e mais brilhante Superlua do ano será em 17 de outubro, quando a Lua estará cerca de 100 quilômetros mais próxima da Terra.


Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 3 vezes em que nevou no Rio de Janeiro e você provavelmente não sabe.

lua sol aquecimento global fenômenos do céu planetas superlua

Leia também

Esperança contra a dengue! Vacina do Butantan tem 89% de eficácia em casos graves

Reviravolta! Drew Barrymore revela o final original de 'Como Se Fosse a Primeira Vez'; saiba qual

Veja o que a cor da sua boca diz sobre sua saúde

Além de Branca de Neve, relembre outras polêmicas de filmes live actions da Disney

O que é politraumatismo? A causa da morte das vítimas da queda do avião em Vinhedo

Cachorro incendiário? Cão incendeia casa por acidente e chama atenção; veja o vídeo