Não são necessárias grandes mudanças para a promoção da saúde

Pequenos ajustes e mudanças no seu estilo e vida são sim eficientes na promoção da saúde.

André Messias | 9 de Março de 2023 às 12:57

- Imagem: Ridofranz / iStock

Fui prender minha bicicleta em meu condomínio quando Roberto, auxiliar de serviços gerais, veio falar comigo. Roberto queria saber se, por ter retirado o pão e o refrigerante de sua rotina e ter começado a caminhar, sua saúde poderia se beneficiar. Ele tem 61 anos e gostaria de se sentir melhor e tinha medo de ter alguma doença como hipertensão e diabetes.

Antes de responder ao Roberto, fiz questão de lhe parabenizar e lhe dizer que estava mais magro e com uma aparência bem melhor. Ele havia feito as mudanças citadas há duas semanas e afirmou que estava dormindo bem melhor e que sentia mais ânimo e menos cansaço. Falei para Roberto que, para que ocorram benefícios ao organismo e haja promoção da saúde, não são necessárias grandes mudanças e que suas três alterações certamente lhe proporcionariam benefícios.

Leia também: Os benefícios de substituir os refrigerantes por bebidas saudáveis

O refrigerante representa uma das piores coisas para a saúde e o fato de Roberto ter parado de beber era ótimo. Além disso, ele cortou o pão (não considero o pão um vilão, mas Roberto me disse que comia  de 2 a 3 pães franceses todos os dias) e o mais importante: começou a caminhar. Roberto me disse que dava 10 voltas num quarteirão perto de sua residência e que seu organismo já estava pedindo para aumentar esse número.

Expliquei para Roberto que caminhar é um ótimo tipo de atividade física e que proporciona muitos benefícios fisiológicos. Roberto estava com dúvida porque achava que só a corrida lhe proporcionaria benefícios. Claro que correr é algo mais intenso do que caminhar, gera maior gasto calórico e promove muitos benefícios fisiológicos. Todavia Roberto estava começando e precisava ir com calma. Mas o mais importante era ele saber que sua saúde estava se beneficiando bastante pelo fato de ter melhorado a alimentação e estar caminhando. Falei para ele que ele não precisava correr e que caminhar é ótimo.

Roberto estava nitidamente melhor: mais animado, sentindo menos cansaço e seu corpo estava diferente. Certamente a saúde de Roberto estava bem melhor.

Confira também: Para viver melhor: 10 dúvidas clássicas sobre vida saudável

Muitas pessoas pensam que para ter benefícios à saúde, precisam fazer muitas mudanças em suas rotinas e que precisam mudar radicalmente. Não é necessário. Melhorar um pouco a alimentação e passar fazer alguma atividade física, como o caso de Roberto, proporcionam grandes benefícios e não exigem grande esforço.

Um ajuste aqui e uma melhor escolha ali são excelentes para a saúde. Reflita sobre suas escolhas e analise o que pode melhorar.