5 ideias de brincadeiras divertidas para fazer com cães e gatos

Você sabia que brincar com os seus pets pode melhorar a saúde mental deles? Saiba como amá-los de forma divertida!

Esther Ramos | 19 de Julho de 2024 às 13:15

Saiba como divertir seus pets com brincadeiras simples. - Nataba/ iStock

Os cães e gatos também ficam estressados, entediados e tristes quando não têm o que fazer, especialmente os mais jovens, que buscam maneiras de gastar energia. Isso pode resultar em móveis roídos, chinelos despedaçados, xixi no carpete e terra remexida no jardim.

No entanto, a culpa não é dos nossos bichinhos. Eles precisam de entretenimento e atividades, assim como nós, humanos. Por isso, brincar com seus pets é essencial para criar um ambiente mais alegre e saudável, focando no seu bem-estar emocional e mental.

Você também pode gostar de:

5 ideias de brincadeiras divertidas para fazer com cães e gatos

Confira essas brincadeiras excelentes para fazer com seus bichinhos.

Mordedores

Os mordedores são acessórios projetados especificamente para cães e gatos, o que os permite roer, um comportamento natural e essencial para sua saúde dental e mental. Eles ajudam a manter os dentes limpos, aliviam a coceira nas gengivas dos filhotes em fase de dentição e geram uma forma segura de gastar energia e aliviar o estresse. Além disso, interagir com seu mascote durante o uso do mordedor, fingindo que vai pegar o ossinho dele, pode tornar a brincadeira mais divertida e fortalecer o vínculo entre você e seu pet.

Brincar de caça ao tesouro

Use petiscos ou biscoitos para esconder em vários lugares da casa, mas certifique-se de que seu bichinho não veja onde você está escondendo. Incentive seu pet a procurar esses petiscos, criando uma atividade que estimula tanto o corpo quanto a mente dele. Para começar, deixe eles cheirarem um petisco antes de escondê-lo e use palavras de ação como "pega", "procura" ou "acha" para dar o comando. 

Jogar bolinha

Uma brincadeira clássica para brincar com cães e gatos é "jogar a bolinha", que é excelente para fortalecer a interação entre o pet e o tutor. Para garantir a segurança e a diversão, use bolinhas que sejam adequadas ao porte dos seus pets. Bolinhas muito pequenas podem ser um risco de asfixia para os maiores, enquanto bolinhas muito grandes podem ser difíceis de segurar para os de raças menores.

Brincadeira do copo

Essa brincadeira é excelente para estimular o cérebro do seu pet. Para jogá-la, coloque um petisco sob um dos três copos opacos e mostre ao seu filhote o que está fazendo. Em seguida, mova os copos para embaralhar e deixe eles farejarem e identificarem onde está o petisco. Mesmo que ele não acerte, recompense-o com o petisco e parabenize-o. Esse jogo desenvolve suas habilidades cognitivas e fortalece a conexão entre vocês, além de proporcionar uma divertida quebra da rotina.

Cabo de guerra

Você pode optar por brinquedos de corda especialmente projetados para eles ou improvisar com um pano ou camiseta velha. O importante é que o material seja longo o suficiente para evitar mordidas acidentais em suas mãos. O jogo de cabo de guerra é fácil: você segura uma ponta e seu pet segura a outra. No entanto, tenha cuidado se - principalmente - o seu cão usar os dentes da frente, pois são mais frágeis. Nesses casos, evite fazer muita força e incentive-o a usar os dentes de trás.

Fontes: Docg e Purina.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 5 raças de cachorro que foram criadas pelo homem e você não sabia.

raças cachorro gato veterinário ração cuidados com cachorro cuidados com gato brincadeiras

Leia também

Por que o Dia do homem é celebrado em 15 de julho? Entenda significado da data

Essas são as 4 raças de gato com mais problemas de saúde

Aprenda como fazer a famosa sopa de cebola do Outback na sua casa

Você sabia que existe uma forma de fazer o seu botox durar mais tempo?

4 hidratantes sem cheiro para ficar com a pele sedosa

6 séries levinhas e engraçadas para assistir almoçando