Border Collie: saiba tudo sobre a raça de cachorro mais inteligente do mundo

Popular por sua beleza e inteligência, o Border Collie é uma raça que merece sua atenção!

Cadu Guarieiro | 17 de Novembro de 2023 às 12:00

De origens européis, o Border Collie é sinônimo de elegância. - Imagem: Iuliia Zavalishina/iStock

Belíssimo, de pelos sedosos e reconhecido como sua inteligência, o Border Colie é um cachorro originário da região de fronteira entre a Escócia e a Inglaterra ou, como o nome sugere, especificamente dos pequenos vales dos Border. Porém, a parte do "collie" gera debate.

Leia também: 3 hidratantes para cachorro com bom preço!

Enquanto algumas pessoas acreditam que "collie" derive de uma palavra gaélica que é sinônimo de "útil", alguns especialistas contam que "colley" vem da palavra "colley", uma raça de ovelha, o que faz mais sentido, tendo em vista que o Border Colie é uma raça mundialmente reconhecida por sua habilidade pastoral.

Como é o Border Collie?

Com porte médio e cheio de energia, o Border Collie é um apaixonado por atividades físicas, sendo dependente de grandes espaços livres. No entanto, como destacou Dan Wroblewski, médico veterinário, ex-criador de Border Collie e treinador de agility, em entrevista ao Estadão, é possível criar essa raça em um espaço urbano com alguns cuidados.

"É possível ter um Border Collie em área urbana, desde que haja consciência da necessidade de atividades físicas e mentais diariamente."

A expectativa de vida dessa raça é de 15 anos, sua média de peso é de 20 quilos e de altura é 55 centímetros.

Camila Sakavicius, médica veterinária e criadora de Border Collie, explicou ao mesmo portal sobre o evenlhecimento da raça.

"É raro ver Border Collies com mais de 15 anos de idade (não impossível, mas tão frequente). Mas é igualmente raro ver Border Collies debilitados pela idade. Eles envelhecem bem."

Já sobre a fama de inteligente, os especialistas da raça não gostam muito, tendo em vista que cria um imaginário sobre ela de fácil adestramento. Wroblewski contou que o Border Collie não é inteligente só para aprender coisas certas e, caso não seja educado da maneira adequada, poderá aprender coisas erradas, na visão humana.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

cachorro animal Border Collie raça