6 dicas para os dias de calor com o pet

Saiba como agir nos dias de calor com o pet e proporcionar mais conforto para o seu animal de estimação!

Thyago Soares | 24 de Novembro de 2023 às 19:00

Essas dicas podem ajudar você a proporcionar conforto pro seu cãozinho. - (Liudmila Chernetska / iStock)

Os dias de calor são complicados para nós, mas já pensou em como esses momentos devem ser difíceis para os seus pets? Pois é, para ajudar você a manter o seu melhor amigo animal refrescado durante a onda de calor, leia até o final.

Leia também: 5 dicas de como evitar bola de pelo em gatos

Existem algumas atitudes que você pode tomar para ajudar a tornar os dias do seu pet mais agradáveis, por exemplo, levar o seu cachorro para passear em horários específicos para que o momento seja mais prazeroso e menos arriscado para a saúde do pet! Quer aprender mais dicas? Vamos te ajudar.

6 dicas para ajudar o seu pet nos dias de calor

Selecionamos algumas dicas simples e que podem ajudar você a tornar os dias do seu pet mais agradáveis.

1. A hidratação constante é essencial

Assim como nós, os animais precisam se manter hidratados. Certifique-se de que seu pet tenha acesso frequente a água fresca e limpa para beber. Mantenha recipientes de água em vários locais da casa e durante os passeios.

2. Evite horários de pico de calor para fazer passeios

Opte por passeios durante as primeiras horas da manhã ou ao entardecer, quando a temperatura está mais amena. Evite os horários de pico do calor, que podem causar desconforto e até queimaduras nas patas do seu pet.

3. Mantenha os ambientes frescos e arejados

Certifique-se de que o ambiente onde seu pet passa a maior parte do tempo seja fresco e tenha áreas sombreadas! Mantenha cortinas fechadas para bloquear a luz solar direta e forneça espaços frescos para descanso. Confira mais dicas sobre como deixar os ambientes frescos nos dias quentes!

4. Passeios com proteção são essenciais

Se o chão estiver muito quente, proteja as patas do seu pet com botinhas ou faça os passeios em áreas gramadas ou com sombra para evitar queimaduras nos coxins das patas.

5. Banhos podem ajudar

Ofereça banhos refrescantes ao seu pet com água fresca, mas evite usar água muito gelada! Isso ajuda a diminuir a temperatura corporal e proporciona alívio do calor.

6. Nem sempre tosar o pet é a resposta

De acordo com a veterinária Ana Camila Turini em entrevista ao G1, o pelo dos animais serve como um isolante térmico, não permitindo que o calor chegue até a pele do animal! Portanto, por mais que pareça, tosar o pet pode não ser uma boa ideia.

Confira o vídeo do canal Dica de Veterinário ensinando a como lidar com os dias quentes e proporcionar mais conforto para o seu pet:


Gostou desse conteúdo? Confira também: Pets precisam usar protetor solar? Veterinário explica e esclarece dúvidas
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

pets cachorro calor