Gatos têm cerca de 300 expressões faciais diferentes, aponta pesquisa

A fim de conhecer melhor seu felino? Fique por dentro da pesquisa que promete mudar seu entendimento sobre a comunicação desse animal tão enigmático.

Cadu Guarieiro | 14 de Novembro de 2023 às 20:30

Gatos são animais únicos e cheios de personalidade. - Imagem: Anna Derzhina/iStock

Poucos animais são tão icônicos como os gatos. Além das folclóricas 7 vidas, os felinos são marcantes por sua beleza, seu jeito singular e, sobretudo, seu mistério. Porém, um estudo publicado na revista científica Behavioral Processes, no último mês, trouxe à tona mais uma característica ilustre dos bichanos: eles podem ter até 276 expressões faciais!

Leia também: 9 curiosidades sobre pets que você precisa saber

Que os gatos são animais caricatos é de conhecimento geral. No entanto, não era esperada uma coleção tão grande de artifícios para a comunicação entre eles, como explicou Brittany Florkiewicz, coautora da pesquisa, ao portal CNN.

"Nosso estudo demonstra que a comunicação dos gatos é mais complexa do que se supunha anteriormente."

De acordo com a cientista, a descoberta sugere que a domesticação seja o principal ponto no desenvolvimento das sinalizações faciais dos felinos. Segundo ela, gatos domesticados são, normalmente, mais tolerantes socialmente do que os bichanos selvagens, principalmente por seu constante contato com humanos.

Ainda que as expressões faciais não tenham sido "traduzidas", Florkiewicz e Lauren Scott, autora principal do estudo, conseguiram codificar 45,7% delas como amigáveis e 37% dela como agressivas.

Quando as orelhas e os bigodes se movem para frente enquanto os olhos se fecham, a expressão pode ser considerada amigável. Porém, quando as pupilas contraem, as orelhas achatam contra a cabeça e o felino mostra a língua, é melhor evitar o contato, tendo em vista que essa é uma sinalização agressiva, afirma o estudo.

"Nossa esperança é expandir o tamanho da nossa amostra para incluir gatos que vivem em outros locais... observando as expressões faciais de gatos que vivem em casas com vários gatos, colônias selvagens", concluiu Brittany Florkiewicz.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

pesquisa gato animal ciência