5 menores raças de cachorro do mundo

Descubra e se encante com as 5 menores raças de cachorro do mundo

Carol Peres | 18 de Julho de 2024 às 11:05

Esses cães são perfeitos para quem não tem muito espaço em casa! - nadisja/iStock

É fato que existem inúmeras raças de cachorro, com variações em porte, pelagem, formato do rosto e em outras características físicas e comportamentais. Mas alguns chamam bastante atenção por seu tamanho, ou falta dele. Existem alguns cães que não passam dos 20cm de altura! Mas o que falta em tamanho eles compensam em fofura.

Seja por curiosidade ou pois planeja acrescentar um cão na família, descubra agora quais os menores cachorros do mundo. Mesmo pequenininhos, esses animais possuem um coração enorme e vão encher seu lar de alegria e amor!

5 menores raças de cachorro do mundo

É claro que o tamanho dos cães pode variar independente na raça, portanto não se surpreenda se encontrar um desses animais um pouco maior do que o esperado, é completamente normal pois cada cachorrinho é único!

5. Shih Tzu

Shih Tzu são uma raça normalmente muito tranquila, carinhosa e encantadora. Além de seu porte pequeno, outra característica marcante é sua pelagem longa e majestosa. Esses bichinhos com altura entre 20 a 30cm não têm perfil atlético e nem são cães de caça, o que os tornam dóceis e apegados ao dono. É a combinação perfeita para uma família!

Eles são uma raça super encantadora! - Elena Sendler/iStock

 

4. Dachshund 

Os cães comumente chamados de Salsichinha são muito conhecidos por sua fofura. Sua altura costuma variar de 20 a 23 cm, e eles têm corpo longo e patinhas curtas, mas mesmo sendo pequenos eles são muito curiosos e corajosos. Por isso, o Dachshund adora sair para explorar mas também é muito protetor com suas famílias, o que o tornam irresistívei!

Os salsichinhas podem ter pelos ou não! - hannamariah/iStock

3. Yorkshire Terrier

Sendo uma das raças mais populares do Brasil, os corpos pequenos dos Yorkshires carregam muita energia! Com alturas de 18 a 24 cm, os cães desse tipo conquistam a todos com seus pelos majestosos e fofos, perfeitos para serem acariciados. Mas não se enganem, pois possuem uma personalidade desconfiada e protetora e vão latir para o que considerarem uma ameaça. Mesmo assim esses cães costumam se adaptar aos lugares com facilidade e são muito amorosos.

Mesmo pequenos, são muito corajosos! - annaartday/iStock

2. Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é a menor versão do Spitz Alemão, e costuma medir de 15 a 18 cm de altura. É mais um cão com pelagem fofa e chamativa, e quanto ao comportamento, se destacam por serem bem ativos e inteligentes. São também amigáveis e apreciam uma boa companhia, então é necessário dedicar bastante atenção a esses cachorros! Cuidando bem deles você receberá muita lealdade e simpatia em troca. 

Seu pelo fofo conquista muitos admiradores! - popoudinaSvetlana/iStock

 

1. Chihuahua

Em primeiro temos a raça da cadela considerada o menor cachorro do mundo! Pearl é uma Chihuahua de 9,14 cm e que está no Guinness Book por seu tamanho. Os cães dessa raça medem em torno de 15 a 13 cm e fazem o possível para proteger seus tutores. São enérgicos, destemidos e corajosos, o que pode dar um pouco de trabalho mas certamente garante ótimos momentos de diversão.

São bonitinhos e protetores! - Phuttarak/iStock

 

Pontos positivos de ter um cachorro

Se essas descrições não foram o suficiente para te mostrar como os cães podem ser uma boa companhia, você pode gostar de saber que eles trazem muitos benefícios físicos e psicológicos aos seus tutores. Ter um cachorro em casa oferece apoio emocional, reduzindo estresse e ansiedade de seus donos. Além disso, incentivam a prática de exercícios, o que é capaz de reduzir o risco de certas doenças, como as cardiovasculares, por exemplo. Essas vantagens não são um consenso entre especialistas, portanto o tópico segue sendo objeto de estudo para cientistas.

De qualquer forma, é inegável que esses cães são adoráveis e deixam a vida de muitas pessoas mais feliz. Se estiver considerando adotar um cachorro, que tal ver também quais as raças que vivem mais e quais vivem menos?

Fontes: Terra , Patas da Casa e CNN.

cachorros pets raças cães cães pequenos menores raças menores cachorros

Leia também

Especialista revela 5 dicas para evitar que seu gato fuja

Essas são as 4 raças de gato com mais problemas de saúde

7 raças de cachorro com menos problema de saúde

6 raças de gato mais obedientes

7 raças de cachorro que não tem cheiro

5 dicas para fazer seu pet beber mais água