9 dicas para desestressar a mente e relaxar

O estresse não deve deixar você estressado. Quer saber como fazer isso? Veja abaixo algumas dicas para desestressar.

Douglas Ferreira | 26 de Outubro de 2021 às 09:00

microgen/iStock -

Tudo do que precisamos é de um ambiente feliz – com desafio suficiente para tornar a vida interessante e mentalmente estimulante, mas não a ponto de o cérebro se afundar no cortisol responsável por matar neurônios. Infelizmente, para algumas pessoas não é tão simples conseguir desestressar.

Para ter uma vida de qualidade o estresse não deve deixar você estressado. Quer saber como fazer isso? Veja abaixo algumas dicas para desestressar.

Dicas para desestressar

Mude de atitude

Leia também: Como controlar a raiva e o estresse com ajuda profissional

Uma das melhores maneiras de melhorar a resposta a situações desafiadoras é convencer-se de que você é capaz de realizar a tarefa em questão e de que tem os recursos necessários para lidar com o problema. Essa mudança de atitude pode fazer a diferença entre uma vida emocionante e atrativa e outra de tédio constante, estressante e de preocupações infinitas.

Crie um mantra

Se estiver passando por um período estressante, um mantra pessoal pode ajudar a focar de novo a mente no lado positivo. Digamos que as suas três prioridades sejam família, boa saúde e trabalho. O mantra pode ser algo como “Amor, Força, Metas”. Sempre que estiver diante de uma situação desafiadora, recite o mantra mentalmente. Fale as palavras para si mesmo quando for a uma reunião, ou quando estiver trabalhando no jardim, tentando sincronizá-las com cada passo ou movimento dos braços.

Nomeie o sentimento

Sempre que enfrentar uma situação desafiadora que faça o coração acelerar, em vez de tentar se desvencilhar do estresse ou fingir que ele não existe, examine-o de forma objetiva e nomeie os sentimentos: você pode dizer “nervosismo” ou “ansiedade”. Uma das bases da meditação mindfulness (atenção plena) é aprender a reconhecer as emoções sem se entregar a elas.

Anote

Tenha em mãos um bloco de anotações e sempre que começar a ficar ansioso escreva tudo o que o está preocupando. Isso pode ajudar a quebrar um ciclo repetitivo de preocupações.

Mantenha um diário “feliz”

Compre um diário bonito, de qualidade, e que seja prático de carregar. Escreva nele por 5 minutos ao dia, anotando as três principais coisas que o deixaram feliz. Ao longo do tempo, fazer isso rotineiramente vai ajudá-lo a começar a reparar em todas as coisas boas de cada dia.

Faça uma pausa

Não sente na mesa de trabalho com um sanduíche na mão nem converse com os colegas durante o horário de almoço. Saia do escritório – dê uma volta no quarteirão ou leve a marmita para o parque mais próximo – ou encontre um lugar calmo para relaxar e esvaziar a mente das questões do trabalho.

Tire férias

Todos sabemos que recessos são importantes para a saúde e o bem-estar; mesmo assim, cerca de um quarto dos trabalhadores não consegue tirar o período inteiro das férias remuneradas a que tem direito. Aqueles que as evitam têm o risco maior de doença cardíaca e estão 20% mais propensos a morrer de qualquer causa. Não seja um deles!

Leia também: 15 filmes de comédia para ver na Netflix durante a quarentena

Assista a um filme de comédia

Rir é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e de melhorar a imunidade. Rir baixa os hormônios do estresse e aumenta o nível de endorfinas – os hormônios responsáveis pela sensação de prazer – não só naquele instante mas também algumas horas depois.

Curta a vida

É importante encontrar tempo para fazer coisas de que gostamos e que nos dão prazer, como ler um livro ou ouvir música. Essas experiências ajudam a lidar com os estresses e dificuldades da vida moderna e a melhorar o bem-estar físico e psicológico