Entenda o que é o adesivo anticoncepcional, como usar, quais são seus efeitos e mais. Esse método contraceptivo é simples e altamente eficaz.
Rayane Santos | 14 de Julho de 2021 às 18:00
Atualmente, existe uma grande diversidade de métodos contraceptivos. Considerando apenas os hormonais, é possível citar: DIU, pílula oral, anticoncepcional injetável, anel vaginal, implante contraceptivo e adesivo. Neste post falaremos sobre esse último método. Entenda o que é o adesivo anticoncepcional, como usar, quais são seus efeitos e mais.
O adesivo anticoncepcional, também conhecido como patch, é um método contraceptivo hormonal, ou seja, seu objetivo é a prevenção da gravidez. Para tal, esse preventivo, que faz uso de hormônios, possui o mesmo papel de uma pílula anticoncepcional. O adesivo assemelha-se a um curativo comum, de formato quadrado, com cerca de 4 cm x 4 cm. O custo médio varia entre R$ 60 e R$ 100.
Leia também: Pílula do dia seguinte: 11 perguntas comuns esclarecidas
Como dito anteriormente, o adesivo anticoncepcional funciona à base de dois hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona. Ao ser colado na pele, os hormônios presentes no adesivo são absorvidos pela pele e liberados na corrente sanguínea. Quando isso ocorre, há o impedimento da liberação do óvulo pelo ovário, eliminando, assim, as chances de fecundação após a relação sexual.
Somado a isso, os contraceptivos hormonais fazem com que o muco do colo do útero fique mais espesso, tornando mais difícil a chegada do espermatozoide ao útero. Por esses dois fatores, o adesivo é um método bastante eficaz para evitar a gravidez, com uma eficácia igual ou superior a 99%.
Muitas mulheres escolhem usar o adesivo por ele ser um dos métodos anticoncepcionais mais simples de usar. O DIU, por exemplo, necessita de um procedimento médico para sua inserção. Já o adesivo necessita apenas ser colado sobre a pele.
Em primeiro lugar, escolha um local do corpo para colocá-lo. Ou seja, pode ser usado o braço, a barriga, as costas ou as nádegas. Não se recomenda a aplicação na área dos seios, pois isso pode causar dores no local.
É importante que o local esteja limpo e seco para que o adesivo não se desprenda. Então, evite o uso de cremes hidratantes, óleo e loções na região onde está o adesivo. Além disso, escolha uma área livre de pelos, pois eles podem fazer com que o adesivo descole.
A caixa do produto contém 3 adesivos para serem usados em um ciclo de 28 dias. Cada um deve ser usado durante 7 dias e, em seguida, trocado por um novo. Ao fazer a troca, escolha um local diferente para colocar o adesivo. Dessa forma, após 21 dias terão sido usados os 3 adesivos. Ao fim desse período, é necessário ficar 7 dias sem usar nenhum adesivo. Nessa semana, a menstruação descerá.
O adesivo começa a fazer efeito dentro de 7 dias após a aplicação na pele. Por isso, é importante fazer uso de outro método contraceptivo, como a camisinha, nesse período.
Leia também: Conheça os tipos de DIU e saiba as vantagens e desvantagens
Assim como outros métodos contraceptivos, o adesivo possui vantagens e desvantagens. É necessário ponderar sobre esses pontos antes de decidir se essa é uma boa opção para você.
Não haver necessidade de ingerir um comprimido uma vez por dia, como é o caso da pílula, por exemplo, é um ponto a favor. Em contrapartida, este método não funciona para todas as mulheres. Não é recomendado para quem está acima do peso, pois o excesso de gordura pode prejudicar a absorção dos hormônios.
O adesivo anticoncepcional foi desenvolvido de modo a permanecer colado na pele durante uma semana. No entanto, o adesivo pode descolar, devido à oleosidade da pele, pelos, uso de produtos na pele etc. Caso isso ocorra, é preciso trocar o adesivo em, no máximo, 24 horas. Além disso, como prevenção, use preservativo ou outro método contraceptivo durante 7 dias.
É aconselhável que o adesivo seja substituído a cada 7 dias. Contudo, a garantia de eficácia se estende por mais 2 dias, totalizando 9 dias. Assim, se você se esquecer de realizar a troca, faça tão logo quanto possível. Caso ultrapasse o prazo de 9 dias, não há garantia de eficácia do adesivo.
Os efeitos colaterais deste método contraceptivo dependem do organismo de cada mulher. Isto é, há aquelas que podem reagir bem ao adesivo e não manifestar nenhuma consequência negativa. No entanto, algumas mulheres sentem os efeitos colaterais, como:
Caso sinta algum desses sintomas, procure assistência médica e converse com um profissional especializado para obter as devidas orientações sobre o melhor método contraceptivo para você.