Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar covid-19

O método utilizado foi de comparação de pacientes graves e moderados, com amostras de sangue de pessoas saudáveis.

Redação | 22 de Agosto de 2022 às 14:54

-

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas Gerais realizou um estudo que comprova a eficácia da vitamina B12 para atenuar covid-19, isto é, regular processos inflamatórios decorrentes da infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

O método utilizado foi de comparação utilizando amostras de sangue de pacientes graves e moderados, com amostras de pacientes saudáveis (voluntários). Deste modo, foi possível analisar os genes pelas células de defesa e os leucócitos em cada um dos grupos.

O estudo apontou que o pacientes que testaram positivo para Covid-19 tinham a expressão alterada de muitos genes. Mas com a introdução da vitamina B12, as expressões dos genes inflamatórios e de resposta antiviral alcançaram resposta similar as das pessoas saudáveis.

Por enquanto, os resultados foram publicados em um artigo preprint no bioRxiv. E aguarda a revisão final, etapa que acontece antes da publicação definitiva.

Até lá, o estudo mostra que a vitamina 12 enfraquece a tempestade inflamatória. A vitamina B12 consegue fomentar a produção da molécula doadora universal do metil. Possibilitando maior capacidade de metilação das células. Processo que leva à hipermetilação de regiões reguladoras de genes pró-inflamatórios, controlando a inflamação.

A equipe também introduziu o tratamento nas amostras de pessoas saudáveis e confirmou que não ocorreu alterações nas expressões dos genes, logo, isso aponta segurança no tratamento.

Por fim, Roney Coimbra, coordenador do estudo, afirma que não adiantar tomar a vitamina como ferramenta preventiva, pois a pesquisa apontou para eficiência na normalização de processos inflamatórios.

Com parceira do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, em Belo Horizonte, a pesquisa também contou com participação de pesquisadores da Universidade  Federal de São Paulo (Uifesp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Leia Também: Pandemia da Covid-19 influenciou a necessidade de cuidados com a saúde

Fonte: Agência Brasil