Abenutri reprova 18 marcas de creatina em novo teste; veja lista

O relatório de 2024 da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) analisou 88 marcas de creatina disponíveis no mercado

Luana Viard | 10 de Outubro de 2024 às 18:40

A creatina é um suplemento muito usado no mundo das academias e investir nas marcas certas é essencial para um bom resultado. - Farion_O / istock

A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) publicou um novo relatório de análises de creatina em 2024, ao qual o Metrópoles teve acesso exclusivo. Os resultados são alarmantes: dos 88 produtos examinados, 18 foram considerados inadequados em relação ao teor de creatina, apresentando discrepâncias entre as informações do rótulo e o que realmente existe no frasco.

Marcas que foram aprovadas

Veja a seguir as marcas que receberam a aprovação da Abenutri, com variação de 0 a 20% (de acordo com o que é permitido pela legislação vigente):

Análise do último ano reprovou 41% dos produtos

A análise mais recente de creatinas feita pela Abenutri foi divulgada em 2023, quando um número significativamente maior de produtos não atendeu aos padrões. Para ilustrar, dos 41% de produtos reprovados em 2023, 21% deles foram aprovados neste ano de 2024.

Dessa forma, é claro que a realização de testes é essencial para a saúde do mercado. No caso de suplementos alimentares, é fundamental ter cuidado ao efetuar a compra.

Desconfie sempre de preços significativamente inferiores aos praticados no mercado, de empresas sem registro e de procedências questionáveis. Dê preferência a adquirir esses produtos de empresas confiáveis, evitando marketplaces.

A creatina é um suplemento seguro?

Segundo o nutricionista Cassiano Alves Prado no site Doctoralia, "existem diversos estudos científicos comprovando a eficacia desse suplemento e desde que não se exceda na dosagem é sim seguro. Não há necessidade de se fazer saturação, todas as doses atingem o mesmo resultado, o que pode diferenciar é o tempo de saturação no músculo.

A suplementação de creatina terá melhor resposta em atividades de alta intensidade (com duração menores que 30 segundos). Outro ponto que deve-se observar é a quantidade que se ingere de creatina através da alimentação, se você ingere muita quantidade a suplementação pode até nem ser precisa."

creatina abenutri teste de creatina marcas de creatina

Leia também

Coma isso depois do treino e veja os resultados multiplicarem

Creatina emagrece? Saiba para que serve o suplemento

25 marcas de creatina foram reprovadas em teste; veja lista

Whey engorda? Saiba o que dizem os especialistas

5 frutas para misturar com Whey protein

Qual melhor horário para tomar creatina? Confira opinião de especialista

Whey protein: nutrólogo responde as dúvidas mais comuns sobre suplemento