Adesivo anticoncepcional: como funciona e quais as vantagens e desvantagens

Descuba mais detalhes sobre esse anticoncepcional que está ganhando cada vez mais espaço.

Luana Viard | 27 de Novembro de 2023 às 19:30

Veja os pontos positivos e negativos desse método anticoncepcional. - Liudmila Chernetska / istock

Uma gravidez sem planejamento pode ser algo bem complexo, por isso é importante usar um anticoncepcional seguro. Os métodos contraceptivos evoluíram ao longo dos anos, oferecendo mais segurança e garantindo mais independência na vida de muitas mulheres.

O adesivo anticoncepcional é uma dessas inovações, ele proporciona praticidade e eficácia. Aos poucos, esse método está sendo mais popularizado. Veja algumas vantagens e desvantagens dessa invenção científica que chegou para ajudar na prevenção da gravidez.

Leia mais: 3 dicas de como aumentar a libido feminina

Como o adesivo anticoncepcional funciona?

O médico Sérgio dos Passos Ramos detalhou alguns pontos desse contraceptivo para o site gineco. O adesivo no organismo como um método hormonal. Ele libera progestina e estrogênio diretamente através da pele. Ele pode ser colado no corpo da mulher em diferentes regiões. Sua ação inibe a ovulação, tornando o ambiente uterino menos propício para a gravidez e espessando o muco cervical para impedir a passagem dos espermatozoides.

Pontos positivos desse método

O adesivo pode ser aplicado em diferentes regiões, como braço, barriga, costas ou nádegas. Ele também é conhecido por ser muito eficaz e oferecer poucos efeitos colaterais, só sintomas mais leves. Ele é prático pois elimina a necessidade de ficar relembrando da necessidade de usar um método específico diariamente. Muitas mulheres relatam ciclos menstruais mais regulares e diminuição da intensidade das cólicas ao usar o adesivo. Existem alguns incentivos do governos em alguns locais para aplicar esse método de forma gratuita. Não esqueça de consultar o seu ginecologista para garantir qur você pode usar esse método com segurança.

Pontos negativos do adesivo anticoncepcional

Ao aplicar esse método, existe a possibilidade de irritação cutânea no local de aplicação. Algumas mulheres relatam vermelhidão, coceira ou sensibilidade na pele no local que o adesivo é colocado. Isso pode ser desconfortável.

Os materiais presentes no adesivo, pode gerar malefícios no corpo, caso a mulher tenha alergia. Podendo sofrer com reações alérgicas, como inchaço ou erupções cutâneas. É importante estar ciente de qualquer histórico de alergias e monitorar quaisquer sinais de reações adversas. 

Se o adesivo não for aplicado corretamente ou se descolar antes do tempo, a proteção pode ser comprometida. Ou seja, atenção constante para garantir que o adesivo permaneça no lugar durante todo o período recomendado!

E claro, nunca se esqueça de utilizar camisinha. Ainda que existem métodos que previnam a gravidez, somente a clássica camisinha é capaz de previnir de doenças sexualmente transmissíveis. 

O canal do youtube saúde da mulher, produzido pela doutoura Laura Lucia possui um vídeo com maiores detalhes sobre o adesivo anticoncepcional. Confira abaixo e obtenha mais detalhes sobre o assunto.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.

anticoncepcional feminina saude adesivo anticoncepcional previnir gravidez saude da mulher