Saiba a diferença entre estes alimentos parecidos

Alimentos parecido,s mas de preparo diverso, estão entre os mais comuns na cozinha brasileira. Veja o modo de preparo e tire suas dúvidas.

Elen Ribera | 30 de Maio de 2020 às 20:00

Natikka/iStock, BONDART/iStock -

Estes alimentos básicos se parecem, mas diferenças sutis podem afetar seu uso. Não se trata aqui de nomes regionais para o mesmo fruto, como abóbora e jerimum, mas itens parecidos que muitos confundem.

Preparo dos alimentos

A maneira de prepará-los também difere, cozido ou cru, ensopado ou frito. Veja, nos slides, as duplas que não são gêmeas:

Inhame e cará

O inhame e o cará (também chamado acará) são dois  tubérculos da família das dioscoreáceas. Ambos são fontes de carboidratos e amplamente consumidos no Brasil, não só em forma de ensopado ou purê, no almoço ou jantar, como também, em algumas regiões, cozidos, no café da manhã, ou no lanche. As raízes do cará são maiores e mais lisas, mas ambos têm propriedades nutricionais parecidas, exceto pelo fato de que o inhame recentemente vem sendo utilizado como potencializador do sistema imunológico, por exemplo batendo-se a raiz na limonada. Parece estranho, mas isso não altera o sabor do limão.

Compota e geleia

A compota tem uma textura mais de pedaços do que a geleia. Para fazer compota, as frutas são cozidas inteiras, picadas ou amassadas, adicionando-se açúcar. A geleia é feita de suco de fruta com açúcar em vez de pedaços de frutas amassados, e é fervida até ficar com uma textura firme e gelatinosa.

Nectarinas e pêssegos

Geneticamente são quase idênticas e podem ser usadas na cozinha indistintamente. A diferença principal é que os pêssegos têm um gene dominante que lhes dá a casca fina e peluda. As nectarinas têm gene recessivo que resulta numa casca bem lisa; também tendem a ser menores e mais firmes do que os pêssegos. Ambos existem na variedade branca e amarela. Veja como fazer crumble de pêssego e outras receitas da sobremesa com farinha integral.

Banana para comer crua e banana para comer cozida

Nativas da Índia e do Caribe, as bananas que se comem cozidas, como banana-da-terra e banana-figo, são melhores quando verdes. As bananas de comer cruas são ricas em açúcar; as de comer cozidas, ricas em amido – o que as torna mais macias e saborosas depois de cozidas (e por isso, muitas vezes, são tratadas como legumes). Confira as melhores receitas de doces com banana.

Sorvete e sorbet

Feito com leite, creme de leite e açúcar, e muitas vezes com gema de ovo para formar um creme denso, o sorvete é batido rapidamente para incorporar bolhas de ar e ficar leve e fofo. O sorbet tem base de água ou de suco de frutas e leva pouco açúcar, o que faz dele uma opção melhor para quem está de dieta. Veja como fazer sorvete de morango bem cremoso.

Água tônica e água gaseificada

Ambas são água comum com dióxido de carbono para formar gás, mas a água tônica inclui acréscimos com sal, sulfato de potássio e bicarbonato de sódio, que lhe dão um sabor levemente mais salgado que o da água gaseificada.

Grão-de-bico e gravanço

Acha que tanto faz? Tem razão. Como abóbora e jerimum, os dois se referem à mesma leguminosa com um leve sabor de castanha. Em espanhol, chama-se garbanzo, e daí vem a variante gravanço; mas o nome mais comum é mesmo grão-de-bico. Aprenda a receita de falafel e outras delícias com grão-de-bico.

Por Kesley Kloss