15 benefícios da castanha do Pará que você precisa conhecer

A castanha-do-Pará é uma rica fonte de selênio, além de garantir diversos benefícios para a saúde do corpo.

Carol Ávila | 9 de Março de 2023 às 13:44

- Imagem: Nikolay_Donetsk / iStock

Conhecida como castanha-do-Pará ou castanha do Brasil, esta semente do grupo das nozes traz uma série de benefícios à saúde. Especialistas garantem que basta uma castanha por dia para usufruir das benesses do alimento, rico em substâncias antioxidantes, sobretudo selênio.

Confira também: 15 benefícios do açaí para melhorar a sua saúde

Por outro lado, exagerar na dose, isto é, de quatro a seis por dia, pode ser prejudicial para a saúde. Isto porque esta quantidade do alimento possui entre 200 e 300 mcg de selênio, um pouco abaixo recomendação diária máxima de selênio (400 mcg).

Para aproveitar melhor esta semente brasileira, confira os 15 benefícios da castanha-do-Pará que você precisa conhecer abaixo:

1. Efeito antienvelhecimento

As vitaminas A e E presentes na castanha-do-Pará fazem com que a produção de colágeno seja estimulada. Assim, confere firmeza e suavidade à pele. 

2. Ajuda na prevenção do câncer

A castanha-do-Pará é capaz de neutralizar a presença dos radicais livres, que são produzidos pela respiração e contribuem para o envelhecimento das células e suas mutações, as quais originam os tumores. Um estudo publicado na revista de Nutrição e Câncer estadunidense comprovou que o selênio da casatanha-do-Pará ajuda na prevenção do câncer.

3. Repara o tecido muscular

Para o crescimento dos músculos é recomendado o consumo de alimentos ricos em proteínas. A castanha-do-Pará é uma fonte de proteínas, por exemplo. Além disso, as gorduras e o selênio presentes na castanha são importantes para criação de testosterona, que auxilia no aumento da massa muscular. 

4. Auxilia na saúde do coração

Os nutrientes encontrados na castanha-do-Pará ajudam a controlar o colesterol "ruim" (LDL), reduzem o nível de triglicerídeos no sangue e podem abaixar a pressão arterial. Isso também ajuda a prevenir infartos e doenças cardíacas, como aterosclerose.

Leia também: Colesterol alto: saiba como evitar e tratar esse problema

5. Previne infartos e AVC

Coma pelo menos uma castanha todos os dias. Isso ajudará a reduzir os riscos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Além disso, diminui os valores de colesterol e da pressão arterial.

6. Previne o diabetes

O consumo de alimentos ricos em magnésio diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. O magnésio atua no metabolismo da glicose, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Confira aqui o que é diabetes e quais são os principais sintomas.

7. Auxilia no combate a acne

Graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, a castanha-do-Pará é um aliado no combate à acne e a formação de manchas. Além disso, é rica em zinco, que ajuda na eliminação das toxinas do organismo e previne o aparecimento da acne. 

8. Impede oxidação no cérebro

O selênio presente na castanha-do-Pará pode impedir a oxidação das células, reduzindo a possibilidade de desenvolver doenças neurológicas, como Alzheimer.

Leia também: Cientistas criam terapia que pode impedir progressão do Alzheimer

9. Impulsiona o sistema imunológico

Graças ao zinco em sua constituição, a castanha-do-Pará atua como reforço para o sistema imunológico. O mineral zinco possui muitos benefícios, como auxílio no funcionamento dos glóbulos brancos, as células responsáveis pela defesa do organismo. 

10. Mantém o bom funcionamento da tireoide

A combinação entre zinco e selênio, minerais presentes na castanha-do-Pará,  assegura o bom funcionamento da tireoide, glândula responsável pela produção dos hormônios de nossos órgãos vitais.

11. Auxilia no combate à queda do cabelo

A castamnha-do-Pará é rica em ômega 3 e a vitamina E. Esses ácidos graxos ajudam a fortalecer o cabelo, evitando assim que ele fique quebradiço e caia.

12. Contribui com a saúde dos ossos

A castanha-do-Pará é rica em cálcio e magnésio. Essas substâncias são grandes aliadas na manutenção dos ossos.

13. Ajuda no combate à depressão

O aminoácido triptofano, também presente na castanha-do-Pará contém vitamina B6 e magnésio, que ajudam a produzir serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e felicidade. 

14. Ajuda na absorção de vitaminas

Além de conter vitamina B1 em sua composição, a castanha-do-Pará tambéma ajuda na absorção de outras vitaminas. Os ácidos graxos presentes na castanha permitem que as vitaminas A, D e K sejam facilmente absorvidas pelo organismo.

15. Retarda o surgimento das rugas

Os efeitos antioxidantes do selênio e da vitamina E, presentes na composição da castanha-do-Pará, retardam o surgimento das indesejáveis rugas na pele.