Brasil corre risco de surto de poliomielite?

Novos casos de poliomielite: Brasil corre risco de surto? Confira a opinião de especialistas sobre o assunto.

Redação | 26 de Julho de 2022 às 14:23

Aunt_Spray/iStock -

Na última quinta-feira (22), foi confirmado um caso de poliomielite nos Estados Unidos. Apesar de terem declarado a poliomielite erradicada em 1979, o anúncio do Departamento de Saúde de Nova York alarmou parte da população que, depois de 10 anos sem casos, foi surpreendida. Após essa nota, a Organização Mundial da Saúde sinalizou a necessidade de fazer um alerta sobre os novos casos. Em meio a isso, a população brasileira se questiona se o país corre risco de sofrer um surto de poliomielite.

A poliomielite é causada por um vírus altamente contagioso, podendo infectar crianças e adultos e causar paralisia muscular e até a morte.

Atualmente existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular.

Leia também: Vacinação infantil: conheça o calendário do Ministério da Saúde

Infelizmente, nos últimos anos, principalmente por conta do aumento do movimento antivacina, a queda da taxa de vacinação de crianças cresce cada vez mais, deixando a população exposta. Em Israel, por exemplo, país que também passa por baixa cobertura vacinal, foram diagnosticados sete casos.

Em entrevista para o Estadão, o pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) Juarez Cunha afirma que de cada 100 crianças, 30 não estão adequadamente vacinadas e correm risco. Diante desses dados, se faz urgente uma mobilização para que a população seja impulsionada a se proteger através das vacinas.

Segundo o pediatra e infectologista Renato Kfouri, justamente por conta da baixa cobertura vacinal, a poliomielite volta a ser um risco à população brasileira. Outras doenças também podem ser prevenidas através da vacina, como a tuberculose e a hepatite. Portanto, é importante também que as pessoas se conscientizem e procurem manter a caderneta de vacinação atualizada.

Agora que você já sabe a importância da vacinação contra a poliomielite, confira outras 5 vacinas que adultos devem tomar.