Câncer colorretal de Pelé é um dos que mais mata no mundo

Conheça mais sobre o câncer de colorretal, um dos que mais mata no mundo e que nos levou Pelé, o rei do futebol.

Laura Oliveira | 30 de Dezembro de 2022 às 11:00

Pelé segurando troféu - Reprodução

Na última quinta-feira (29), foi anunciado o falecimento de Pelé, o maior jogador de futebol da história do Brasil. O ex-jogador estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. O tricampeão mundial havia passado por uma cirurgia no cólon em 2021 e desde então vinha realizando sessões de quimioterapia. No início deste ano, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. 

O câncer colorretal é um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso. Depois do câncer de próstata e de pulmão, é o terceiro mais frequente entre homens. Apesar de atingir homens e mulheres de forma semelhante, existe uma discreta incidência maior entre a população masculina. 

Este câncer é predominante em adultos, principalmente depois dos 50 anos. E, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que para o próximo triênio (2023-2025) sejam detectados quase 46 mil novos casos anuais no Brasil. 

Leia também: Câncer de mama: detecção precoce como fator de cura

Quais são os sintomas do câncer de colorretal?

O câncer colorretal é uma doença silenciosa. No geral, os sintomas são percebidos apenas em estágios mais avançados e, consequentemente, mais agravados. Alguns sinais desse câncer são:

Como detectar o câncer colorretal?

Como citado, os sintomas aparecem, normalmente, em estágios mais avançados. E, segundo o Ministério da Saúde, o câncer colorretal é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente, enquanto ainda não se espalhou para outros órgãos. Portanto, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é através de exames como colonoscopias, que visam a detecção e retirada de pólipos adenomatosos que podem se transformar em câncer.

Infelizmente, Pelé não foi o único famoso a falecer pelo câncer de colorretal. Em 2021, este câncer também causou a morte do Chadwick Boseman, famoso por seu papel como Pantera Negra. 

Câncer Pelé câncer colorretal

Leia também

Ex-jogador Pelé é internado e passa por exames em São Paulo

Câncer de bexiga: saiba os sintomas da doença de Justus e Portiolli

Como prevenir o câncer de próstata

Câncer colorretal: veja 12 dicas para se prevenir da doença

7 alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Estudo revela que bebidas adoçadas aumentam risco de câncer colorretal