Caspa é mais comum no inverno? Saiba como resolver

A caspa poder ser mais comum no inverno e causar sintomas irritantes, saiba como resolver o problema!

Carol Peres | 30 de Julho de 2024 às 15:43

Alguns cuidados simples já ajudam a cuidar do couro cabeludo - AndreyPopov/iStock

Os cuidados com a saúde e beleza podem variar conforme a estação, e especialmente no inverno, alguns problemas se tornam mais comuns. Já é conhecido que é importante hidratar a pele e dar atenção aos lábios, porém os cabelos não podem ser deixados de lado!

Dessa forma, veja o que causa a caspa e dicas para resolver o problema.

O que é a caspa?

Também chamada de dermatite seborreica, a caspa acontece devido a uma inflamação no couro cabeludo que causa descamação e o surgimento de casquinhas brancas no cabelo, barba, cílios e sobrancelhas. Podem acontecer também vermelhidão no local, coceira e aumento da oleosidade. 

Essa condição não tem uma explicação definida, mas costuma ser consequência de fatores genéticos, alterações hormonais ou de humor, e alergia. A caspa pode ser influenciada ainda pela mudança de temperatura, o que faz com que seja mais comum para algumas pessoas no inverno.

Isso ocorre pois nesta estação do ano costumamos lavar o cabelo com água bem quente, o que irrita e resseca o couro cabeludo. Consequentemente, o couro passa a fabricar mais sebo, deixando a raiz mais oleosa e favorecendo o surgimento das caspas. Além disso, por lavarmos o cabelo com menos frequência em períodos mais frios, a oleosidade aumenta ainda mais. 

Como diminuir a caspa?

Apesar de comum, existem alguns cuidados que você pode tomar para reduzir a inflamação do couro cabeludo. Em primeiro lugar o ideal é evitar lavar o cabelo com água muito quente para tentar controlar a oleosidade. Também é importante usar shampoos anti caspa. Para um caso leve, o shampoo anticaspa cosmético já é de grande ajuda, mas em quadros mais graves pode ser necessário usar produtos que funcionem como remédio. Loções tópicas, cremes ou pomadas são outra possibilidade de tratamento.

Além disso, não é recomendado higienizar os fios diariamente e esfregar a unha no couro cabeludo, pois isso pode machucar a pele. Por fim, evite dormir com os cabelos molhados!

É fundamental ressaltar que você deve procurar um dermatologista em caso de persistência da caspa, pois somente um médico terá as melhores orientações para o seu quadro de saúde. Veja também alimentos que melhoram a saúde do seu cabelo e fique ligado para mais dicas!

Fontes: Tua Saúde e Veja Saúde.

saúde cabelo inverno tratamento caspas

Leia também

Os cuidados da bicampeã olímpica Thaisa Daher para acentuar a beleza da maturidade

Bonita e saudável? Veja a rotina de beleza da ginasta Rebeca Andrade

3 óleos essenciais para cuidar da saúde no inverno

Inteligência artificial te ajuda a dormir? Veja como o Chat GPT pode melhorar a qualidade do sono

O que é amigdalite? Infecção que tirou tenista número 1 das Olimpíadas

Dormir com o cabelo molhado faz mal? Saiba o que diz especialista