Desafio do apagão: jovem morre ao fazer trend do TikTok

A argentina Milagres Soto, de 12 anos, faleceu ao tentar fazer o desafio do apagão.

Walter Farias | 18 de Janeiro de 2023 às 13:20

- Árpád Czapp/Unsplash

Nesta terça-feira (17), a jovem Milagres Soto, de 12 anos, faleceu após tentar cumprir o desafio "Blackout" ou " desafio do apagão", que viralizou no TikTok. O caso aconteceu em Capítan Bermúdez, cidade da província de Santa Fé, na Argentina. 

Leia também: Você tem FoMO? Saiba tudo sobre essa síndrome tecnológica

Em 2022, o TikTok foi processado pela família de uma menina de 10 anos que morreu fazendo um desafio da rede social. Nylah Anderson foi encontrada pelos familiares no dia 7 de dezembro de 2021 após ter arriscado fazer o "desafio do apagão".

O que é o "Desafio do Apagão"

Trata-se de um desafio em que o participante irá prender a respiração o máximo possível, a ponto de ficar inconsciente e desmaiar. A "brincadeira" viralizou nas redes e jovens do mundo inteiro estão postando vídeos com a execução ou tentativa de execução do desafio. 

Leia também: Trend do TikTok prejudica pessoas com diabetes; entenda

No entanto, é preciso que os responsáveis estejam bastante atentosao uso das redes sociais. O "desafio do apagão", pode causar convulsões, porque à interrupção do fluxo de oxigênio para o cérebro. Fora isso, muitos jovens gravam seus vídeos sozinhos, portanto, ao desmaiarem acabam batendo com a cabeça. Assim, podem se ferir ou até mesmo sofrerem complicações como um traumatismo craniano. 

Especialistas alertam sobre os perigos do desafio

Como o desafio está viralizado há mais de um ano, ele já chamou atenção dos olhares de especialistas do mundo todo. Em 2022, por exemplo, a paramédica australiana Jen Kinsella, em entrevista ao site 7News, falou o seguinte:

"Os pais devem alertar seus filhos.", alertou Jen Kinsella.

Leia também: 15 hobbies para quem quer dar um tempo da Internet

Segundo a paramédica, impedir a utilização das redes e/ou aparelhos smartphones é praticamente impossível, logo, pouco eficaz. Por isso, a melhor maneira de ajudar seu filho a se relacionar com elas, é se manter alerta ao que ele está consumindo e conversar bastante sobre todos os riscos existentes na rede

O conselheiro Maikon Urbano da Silva, também traz um alerta sobre o "desafio do apagão" e ainda apresenta outros virais que estão circulando nas redes e colocam a saúde dos usuários em risco.

Por fim, vale pensarmos em como estamos utilizando o mundo digital. Para isso, podemos utilizar como ferramentas auxiliadoras alguns livros, artigos e filmes para repensar o uso de redes sociais e novas tecnologias. E para ficar por dentro de mais notícias do mundo digital, não esqueça de seguir nossas páginas no Facebook, instagram e Twitter.

Leia também

O que é analista de diversidade e inclusão? Profissão de Sarah Aline do BBB23

30 melhores frases de viagem para usar nas redes sociais

Editora promete prêmio para quem desvendar primeiro enigma de livro

10 livros que estão bombando no TikTok

Estudo alerta sobre má utilização dos games pelos jovens

Das fotos de comida aos vídeos que você não pediu: o que houve com o Instagram?