Doenças respiratórias: saiba como se proteger de gripes e resfriados

Pneumologista revelou as melhores dicas para evitar as principais doenças respiratórias.

Luana Viard | 9 de Agosto de 2024 às 14:00

Durante o inverno, é importante reforçar a proteção contra resfriados e outras doenças respiratórias. - brizmaker / istock

A transição entre as estações do ano é sempre acompanhada por variações no clima! No inverno, a oscilação de temperatura faz com que as manhãs e noites sejam mais frias, enquanto as tardes podem ser um pouco mais amenas.

Dessa forma, ficamos mais suscetíveis, e certas doenças respiratórias, como gripes, resfriados e alergias, tendem a ser mais frequentes. As temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados e, muitas vezes, mal ventilados. Esse cenário, somado ao ar frio, ao uso de aquecedores e à exposição à fumaça de lareiras ou fogões a lenha, pode causar o ressecamento da mucosa das vias respiratórias.

Medidas para evitar gripes e resfriados

Segundo a pneumologista Dra. Caroline Freiesleben, do Hospital São Lucas da PUCRS, algumas medidas podem ajudar na prevenção de doenças, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, manter-se hidratado e vestir-se adequadamente conforme o clima.

Principais sintomas de doenças respiratórias

Esses cuidados facilitam a diferenciação entre as principais doenças respiratórias. “Deve-se prestar atenção nos sintomas. Por exemplo, a febre e a dor no corpo são mais comuns na gripe, mas também podem estar presentes em menor intensidade nos resfriados. Já o prurido nasal (coceira) é mais frequente nas alergias”, esclarece Dra. Caroline.

Em relação à duração, a pneumologista conta que tanto gripes como resfriados têm curta duração, enquanto as alergias podem durar mais tempo – durante a exposição do paciente ao fator de risco.

Importância das vacinas

A prevenção é a ideal para se manter saudável durante as estações mais frias. Dra. Caroline reforça sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia. “O objetivo das vacinas é estimular o sistema imune a desenvolver anticorpos contra as doenças, para que no momento em que tivermos contato com os patógenos, não as desenvolvamos em formas graves”.

Com os cuidados apropriados e o apoio de produtos farmacêuticos, vacinas e exames rápidos, é possível diminuir consideravelmente o risco de contrair doenças. “A vacinação é um ato de cuidado individual e coletivo. Ao manter o seu calendário vacinal em dia, você contribui para manter a saúde de todos, prevenindo surtos e disseminação de doenças respiratórias”, analisa Andressa Amaro.

As vacinas mais recomendadas são as contra Covid-19 e Influenza para a população em geral, além das vacinas Pneumocócica e Sincicial para pacientes com doenças crônicas específicas. A pneumologista ressalta que a vacinação é uma importante lição aprendida com as epidemias de Covid-19 e Influenza A(H3N2).

“Além de reforçar a importância de manter a vacinação em dia, fica também a lembrança da necessidade de manter os ambientes arejados, realizar a higiene de mãos e, se estiver em local com outras pessoas, lembrar de cobrir o rosto ao tossir ou espirrar. Em caso do uso de ar condicionado lembrar de umidificar o ambiente”, aponta Dra. Caroline.

Testes rápidos

Outra maneira de garantir sua segurança é realizando exames rápidos, como os de gripe e Covid, especialmente em casos de sintomas persistentes. “É muito importante a realização desses testes principalmente quando o paciente apresenta sintomas respiratórios e convive com pessoas que estão no grupo de risco para desenvolver a forma grave das doenças”, explica a pneumologista.

Panvel Clinic

Na Panvel, as vacinas contra Influenza, VSR (Arexvy) e Pneumocócicas (13, 15, 23) estão disponíveis para ajudar na proteção da população, e vários exames de triagem auxiliam na detecção precoce de doenças respiratórias. Entre os principais testes estão o PCR para Covid-19, o PCR Trio Respiratório e o teste combinado Covid+Influenza.

Esses exames são essenciais para uma triagem rápida e eficaz, permitindo um tratamento adequado e prevenindo a propagação de doenças respiratórias. Caso alguma dessas infecções seja identificada, o farmacêutico fará o encaminhamento para um médico de sua preferência, garantindo a continuidade do autocuidado. Andressa Amaro destaca que a Panvel Clinic pode ser um grande aliado nesse processo, oferecendo serviços que facilitam o monitoramento da saúde e o acesso a cuidados farmacêuticos.

Fontes: Panvel Clinic e Dra. Caroline Freiesleben.

doenças resfriado doenças respiratórias cuidados com o trato respiratório cuidados no inverno dica de cuidado com corpo

Leia também

3 óleos essenciais para cuidar da saúde no inverno

Acabe com gripes e resfriados com 20 dicas eficazes

Resfriados comuns podem gerar imunidade ao coronavírus, diz estudo

13 coisas que você não sabia sobre o resfriado

Alergia ou resfriado? O outono chegou

8 maneiras simples de vencer o resfriado