É possível prevenir a demência? Veja o que dizem os especialistas

A demência é um problema que afeta muitos brasileiros, e merece atenção.

Carol Peres | 16 de Setembro de 2024 às 13:19

Entenda o que é a demência e o que pode ajudar na prevenção. - PIKSEL/iStock

O programa Fantástico, da Globo, chamou a atenção do público ao anunciar uma série de três episódios com o Doutor Dráuzio Varella sobre a demência. A produção busca responder algumas perguntas sobre essa condição que assola muitos brasileiros e mostrar que "esquecer não faz parte da velhice", conforme diz o site do Fantástico.

Nesse sentido, surge o questionamento: é possível evitar a demência? Confira o que os especialistas falam sobre isso e tire a dúvida.


Você também pode gostar:


Saiba se é possível prevenir a demência

Diferente do que alguns pensam, a demência não é uma doença específica, mas a manifestação de alguns problemas de saúde, como Alzheimer, Parkinson ou lesões cerebrais. Portanto, a demência é na verdade uma diminuição da função mental.

Assim, os sintomas comuns dessa condição são perda de memória, desorientação, problemas ao falar e até mudanças de personalidade e a demência é um quadro irreversível, que progride com o tempo. Novamente, vale lembrar que ela pode ser causada por diferentes fatores. Nesse sentido, vários estudos são feitos para compreender o que está relacionado à demência e cuidados que podem evitar o comprometimento da função mental.

Cuidados que podem ajudar

A causa mais comum da demência é o Alzheimer, doença cuja origem ainda não foi descoberta. Logo, os pesquisadores acreditam que a melhor forma de prevenir a demência é cuidando da saúde.

Manter pressão arterial e colesterol baixos

Segundo estudo de cientistas da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, a demência está diretamente ligada a altos índices de colesterol. Já um outro estudo relacionou a hipertensão à redução da capacidade de memória. Consequentemente, o cuidado com essas questões é indispensável.

Fazer exercícios físicos

Além disso, uma pesquisa publicada no Journal of Alzheimer's Disease apontou que a deterioração das fibras nervosas acontece mais rapidamente em pessoas que não praticam atividade física. Logo, exercícios físicos contribuem para a saúde cerebral.

Fazer exercícios mentais

Segundo o Ministério da Saúde, estudar, ler, pensar, manter a mente sempre ativa, fazer exercícios de aritmética e jogar jogos inteligente são fatores muito úteis na prevenção de Alzheimer, demência e outras questões de saúde. 

É claro que uma alimentação saudável, rotina de sono regulada, boa vida social e afins também são muito importantes na prevenção da demência e para a saúde no geral. Também é fundamental visitar regularmente um médico, jamais hesite em procurar ajuda para qualquer problema que você ou alguém próximo possa ter! E você pode assistir à série da Globo clicando aqui.

Não deixe de conferir também: Novo vírus de carrapato capaz de afetar o cérebro é descoberto

saúde alzheimer cuidados prevenção demência sintomas

Leia também

Lipo Lad: pioneiro da lipoaspiração no Brasil aponta mitos e verdades da cirurgia queridinha das celebridades

Perigo! Infecção urinária atinge até 8% das crianças; saiba como agir

Setembro Amarelo: Acupuntura auxilia na saúde mental, reduzindo estresse e ansiedade

Setembro Amarelo: Saiba como agir caso perceba sinais de ideação suicida em alguém próximo

Quando uma reação alérgica é grave? Entenda internação de Virgínia Fonseca

Mpox: As maiores desinformações sobre a doença e a importância da informação correta