Esmalte infantil é realmente seguro? Saiba o que dizem os especialistas

Entenda se esmalte infantil é realmente seguro e como esses produtos podem afetar a saúde das crianças!

Thyago Soares | 27 de Outubro de 2023 às 20:00

Entenda se os esmaltes infantis são realmente seguros para os pequenos! - Jelena Stosic / iStock

Sabemos que é comum que as crianças vejam as mulheres mais velhas ao seu redor pintando as unhas e fazendo suas rotinas de beleza e queiram imitar, entretanto, especialmente quando se trata de pintar as unhas é necessário ter atenção!

Leia também: Top 10 melhores marcas de esmaltes para 2023 que não podem faltar no seu salão

Os esmaltes infantis podem oferecer para as crianças um momento de diversão e um vislumbre do mundo da beleza, entretanto, será mesmo que esses produtos são seguros? A gente te explica.

Esmalte infantil é seguro?

Sabemos que essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta curta seria que sim, os esmaltes infantis são seguros para as crianças e em especial se comparados com os esmaltes comuns. O segredo aqui está na composição dos produtos, que contam com a ausência de uma série de substâncias que são presentes nos esmaltes tradicionais e que podem ser danosas para os menores.

Essencialmente, qualquer esmalte que necessite de removedor de esmaltes para ser retirado das unhas não deve ser usado em crianças! Os esmaltes desenvolvidos especialmente para os pequenos devem ser a base de água, de acordo com a Anvisa. Assista o vídeo produzido pelo canal do YouTube "Pediatra na Web" explicando um pouco mais sobre isso:

Qual a idade ideal para uma criança começar a pintar as unhas?

De acordo com a recomendação da Anvisa, crianças podem começar a pintar as suas unhas com produtos especificamente formulados para elas a partir da idade de 4 anos. Em entrevista ao Portal IG, a especialista em beleza Kelly Vial explica que o uso de esmaltes comuns só é recomendado a partir dos 12 anos de idade.

Quais os riscos de usar esmaltes comuns em crianças?

Uma das principais causas para não utilizar os esmaltes comuns nos pimpolhos é acabar causando reações alérgicas por conta dos componentes químicos presentes no cosmético. Muitas crianças tem o hábito de levar às mãos para a boca e roer unhas, portanto, é recomendado o uso de produtos livres de ativos que possam entoxicar e prejudicar a saúde dos menores.

3 opções de esmaltes para criança para embelezar com segurança

Essas são algumas das opções de esmaltes para criança com as melhores avaliações da Amazon!

1. Esmalte infantil, Impala

2. Kit de esmaltes para crianças, Amusant

3. Esmalte para unhas linha Fadarina, Safira

Gostou desse conteúdo? Confira também: Perfume infantil: conheça a linha "Sophie" de O Boticário
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

beleza saúde cuidados esmaltes esmalte infantil tipos de esmalte esmalte para criança