Ginseng: o que é, para que serve, tipos e como usar

Saiba tudo sobre o Ginseng, a erva milenar que pode mudar a sua vida e trazer mais disposição para o seu dia a dia!

Thyago Soares | 20 de Fevereiro de 2024 às 14:30

O ginseng é uma erva amplamente utilizada na medicina oriental e vem se popularizando cada vez mais. - (manassanant pamai / iStock)

Se você gosta de medicina alternativa e ervas medicinais, provavelmente você já ouviu falar sobre o ginbseng! Extremamente popular na Ásia e utilizada como componente em uma série de bebidas, essa erva é utilizada há milhares de anos nas medicinas tradicionais do Japão e da China e nós vamos te ajudar a entender para que ela serve.

Leia também: O que são ervas medicinais e como usá-las?

O que é Ginseng

Ginseng é uma erva conhecida por suas propriedades medicinais, sendo utilizado para promover a saúde geral e aumentar a resistência do corpo ao estresse. Existem diferentes tipos de ginseng, sendo o mais comum o ginseng asiático (Panax ginseng) e o ginseng americano (Panax quinquefolius). Dentre algumas das suas utilidades, o Ginseng serve para:

Normalmente, a planta se desenvolve melhor em zonas com grandes variações de temperatura e pouca exposição direta ao sol, como florestas tropicais, e acaba sendo cultivada nas Américas e na Ásia. Quanto à sua comercialização, o Ginseng pode ser encontrado de diversas maneiras e consumido em uma grande variedade de formas também.

Sobre o uso do Ginseng

Podendo ser facilmente encontrado em farmácias e lojas online, o Ginseng pode ser comprado em raízes frescas, extratos, soluções, cápsulas, comprimidos e até mesmo como parte da composição de bebidas energéticas. É comum encontrar a erva mesclada com outros componentes e vitaminas que contenham propriedades fitoterápicas. 

Contraindicações do uso do Ginseng

Existem algumas condições que devem manter você atento antes de começar a consumir o ginseng! Condições como hipertensão, asma, infecções agudas e fluxo menstrual intenso são algumas das condições que você deve ter atenção e evitar consumir a erva. Também não é recomendado o consumo por crianças menores de 12 anos de idade, bem como por pessoas que estejam utilizando remédios com efeitos antidepressivos,  anticoagulantes, corticosteróides ou hipoglicemiantes orais.

Saiba mais sobre as propriedades do Ginseng assistindo ao conteúdo produzido pela farmacêutica Angela Xavier:


Gostou desse conteúdo? Confira também: O que são remédios naturais e como funciona o tratamento
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

ginseng medicina erva medicina natural